ARTUR GOMES DE MORAIS FALA SOBRE OS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v12i25.p426-433Resumo
Biografia:
Artur Gomes de Morais é doutor em Psicologia pela Universidad de Barcelona, com pós-doutorado na mesma Universidade e no INRP-Paris (2005); em 2011 fez um segundo pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, em 2015, outro na UPEC-Paris. É professor titular do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde atua no Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) e na Pós-Graduação em Educação. Pesquisador do CNPq desde 1997, tem se dedicado a temas ligados ao ensino e à aprendizagem da alfabetização, à psicolinguística da escrita, à formação de professores alfabetizadores e à didática da língua em geral. Suas obras “Ortografia: ensinar e aprender” (Ática, 1998) e “Sistema de Escrita Alfabética” (Melhoramentos, 2012) foram escolhidas pelo PNLD da Biblioteca do Professor. Seu último livro “Consciência Fonológica na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização” (2019) encontra-se entre os mais vendidos pela Ed. Autêntica, nos dois últimos semestres. E-mail: agmorais59@gmail.com
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.