A arquitetônica bakhtiniana como proposta teórico-metodológica de análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v13i28.p78-94Palavras-chave:
Arquitetônica bakhtiniana, BNCC, Ensino Médio, Língua Portuguesa, Linguística AplicadaResumo
Neste artigo, exploramos a arquitetônica bakhtiniana como conceito teórico-metodológico para analisar a principal diretriz curricular brasileira, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir das categorias de cronotopo, autor, forma, conteúdo e estilo, analisamos o componente de Língua Portuguesa da etapa do Ensino Médio, homologado em 2018. Destacamos a produção como multi-autoral, socioculturalmente inserida numa disputa política de tomada de poder depois do golpe de 2016, que culminou no impeachment da então presidenta do Brasil, Dilma Rousseff. Por meio da arquitetônica, dimensionamos a complexidade da BNCC para além de sua materialidade linguística. Em nosso estudo, vimos como os espaços de produção, circulação e recepção de um documento de impacto nacional se articulam a um espaço-tempo de ideologia neoliberal utilitarista e como a autoria de tal documento revela os interesses de estudos e pesquisas acadêmicos hegemônicos. No caso do componente Língua Portuguesa, há apenas a representação das vozes autorais da região Sudeste, além do silenciamento da voz dos docentes da Educação Básica. O texto não leva em conta a enorme pluralidade dos alunos que frequentam as escolas brasileiras, tampouco faz uma reflexão para o abismo estrutural que existe entre as escolas públicas e privadas de nosso país.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail M. Questões de literatura e de estética. A teoria do romance. Tradução: A. F. Bernadini et al. 5. ed. São Paulo: Hucitec, 2002.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Trad. do russo de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.
BAKHTIN, Mikhail M. Para uma filosofia do ato responsável. Trad. de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017.
BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance II: as formas do tempo e do cronotopo. Tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; organização da edição russa de Serguei Botcharov e Vadim Kójinov. São Paulo: Editora 34, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.
FARACO, Carlos Alberto. Bakhtin e filosofias. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 45-56, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/2176-457331815.
FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. 2. ed., 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2018.
GRUPO DE ESTUDOS DOS GÊNEROS DO DISCURSO/GEGe. Palavras e contrapalavras: enfrentando questões da metodologia bakhtiniana. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019.
HISSA, Débora. Multiletramentos em tempos de política neoliberal: relação entre mercado de trabalho e educação escolar. Revista Linguagem em Foco, v. 13, n. 2, p. 43-51, 2021. DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5556.
KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Trad. Manuela Pintos dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. 5. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2013.
KRESS, Gunther. O ensino na era da informação: entre a instabilidade e a informação. In: GARCIA, Regina; MOREIRA, Antonio. (Orgs.). Currículo na contemporaneidade: incertezas e desafios. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2012, p. 127-151.
MACHADO, I. A questão espaço-temporal em Bakhtin: cronotopia e exotopia. In: De PAULA, L.; STAFUZZA, G. (Orgs.). Círculo de Bakhtin: teoria inclassificável. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2010, p. 203-234.
ROJO, R.; BARBOSA, J. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.
ROJO, Roxane; MELO, Rosineide. A arquitetônica Bakhtiniana e os multiletramentos. In: NASCIMENTO, E. L; ROJO, R. H. R. (Orgs.). Gêneros de Texto/Discurso e os desafios da contemporaneidade. 3 ed. Campinas, São Paulo: Pontes Editores, 2019, p. 249-271.
SOBRAL, Adail. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do círculo de Bakhtin. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2009.
TANZI NETO, Adolfo. Arquitetônica social escolar: Vygotsky, Bakhtin e Bernstein: espaços, discursos, artefatos e suas relações de poder e controle. Campinas, São Paulo: Pontes Editores, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.