A arquitetônica bakhtiniana como proposta teórico-metodológica de análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v13i28.p78-94

Palavras-chave:

Arquitetônica bakhtiniana, BNCC, Ensino Médio, Língua Portuguesa, Linguística Aplicada

Resumo

Neste artigo, exploramos a arquitetônica bakhtiniana como conceito teórico-metodológico para analisar a principal diretriz curricular brasileira, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir das categorias de cronotopo, autor, forma, conteúdo e estilo, analisamos o componente de Língua Portuguesa da etapa do Ensino Médio, homologado em 2018. Destacamos a produção como multi-autoral, socioculturalmente inserida numa disputa política de tomada de poder depois do golpe de 2016, que culminou no impeachment da então presidenta do Brasil, Dilma Rousseff. Por meio da arquitetônica, dimensionamos a complexidade da BNCC para além de sua materialidade linguística. Em nosso estudo, vimos como os espaços de produção, circulação e recepção de um documento de impacto nacional se articulam a um espaço-tempo de ideologia neoliberal utilitarista e como a autoria de tal documento revela os interesses de estudos e pesquisas acadêmicos hegemônicos. No caso do componente Língua Portuguesa, há apenas a representação das vozes autorais da região Sudeste, além do silenciamento da voz dos docentes da Educação Básica. O texto não leva em conta a enorme pluralidade dos alunos que frequentam as escolas brasileiras, tampouco faz uma reflexão para o abismo estrutural que existe entre as escolas públicas e privadas de nosso país.

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Biografia do Autor

Nágila Oliveira de SOUSA, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestre em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará, Ceará, Brasil.

Débora Liberato Arruda HISSA, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutora em Linguística Aplicada. Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada. Universidade Estadual do Ceará, Ceará, Brasil.

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Publicado

2023-05-21

Como Citar

SOUSA, Nágila Oliveira de; HISSA, Débora Liberato Arruda HISSA. A arquitetônica bakhtiniana como proposta teórico-metodológica de análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Travessias Interativas, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 78–94, 2023. DOI: 10.51951/ti.v13i28.p78-94. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/18115. Acesso em: 1 jul. 2024.

Edição

Seção

ESTUDOS LINGUÍSTICOS