Movimento espiral
intertextualidade e metapoesia em um poema de Eucanaã Ferraz
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v13i28.p145-159Palavras-chave:
Eucanaã Ferraz, Poesia brasileira contemporânea, Intertextualidade, MetapoesiaResumo
Este estudo analisa um poema do escritor Eucanaã Ferraz presente na obra Escuta (2015), com o objetivo de entender um pouco do estilo de escrita do autor em relação ao seu projeto estético pensado para a referida obra. Observou-se principalmente a organização estrutural do poema, seu ritmo e trabalho imagético, e o modo como ele retoma um soneto de Luis de Camões por meio da intertextualidade.
Downloads
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de. Nova reunião: 23 livros de poesia. Rio de Janeiro: BestBolso, 2013.
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó, SC: Argos, 2009.
CAMÕES, Luís de. Sonetos. Barueri, SP: Ciranda Editorial, 2015.
FERRAZ, Eucanaã. Escuta. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
FERRAZ, Eucanaã. Poesia. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2016.
GREMSKI, João Felipe. Um estudo da obra poética de Eucanaã Ferraz. 2016. 169f. Dissertação (Mestrado em Letras) Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
MELO NETO, João Cabral de. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2008.
PAZ, Octavio. O arco e a lira. Tradução de Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
SAMOYAULT, Tiphaine. A intertextualidade. São Paulo: Hucitec, 2008.
SPAGGIARI, Barbara. Transforma-se o amador na cousa amada. In: MARNOTO, Rita. Comentário a Camões. Disponível em: http://hdl.handle.net/10316/43412. Acesso em 07 nov. 2022. p. 57-79, 2012.
TOLEDO, Vera Márcia Soares. Intertextualidade na poesia brasileira contemporânea. Contexto-Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras, n. 4, 1996.
VALÉRY, Paul. Poesia e pensamento abstrato. In: Variedades. São Paulo, Editora Iluminuras, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.