O TÓPICO RETOMADO EM POSIÇÃO DE OBJETO: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE PB E PE
THE TOPIC RESUMPTED IN OBJECT POSITION: DIFERENCES AND SIMILARITIES BETWEEN BP AND EP
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v8i15Resumo
RESUMO: O presente artigo tem como objetivo esclarecer diferenças entre o Português Brasileiro (PB) e o Português Europeu (PE) quanto aos mecanismos que regem a retomada do tópico em posição de objeto. Essa investigação pode elucidar questões sobre a amplitude das diferenças sintáticas entre as variedades: de fato, PE e PB caminham em direção a um afastamento total, ou apenas algumas áreas da sintaxe foram afetadas pelos percursos históricos que se interpõem entre um lado e o outro do oceano? Tivemos como base teórica os pressupostos do Programa Minimalista da Teoria Gerativa (CHOMSKY, 1995, 1999, 2000). Após levantamento de dados reais de fala, analisamos as ocorrências à luz de trabalhos como os de Tarallo (1993), Cyrino (1994, 2000); Kato, Duarte, Cyrino e Berlinck (2006); Costa (2010, 2012) e Oliveira (2016). Em seguida, investigamos que propriedades morfossintáticas e/ou semânticas poderiam regular as diferenças encontradas. Os dados da análise foram extraídos de duas fontes para a década de 1970: o livro de inquéritos transcritos do Projeto Norma Urbana Culta (NURC) e os inquéritos disponibilizados online pela Universidade de Lisboa através do Centro de Referência do Português Contemporâneo (CRPC). Para a década de 2010, os corpora foram constituídos a partir de entrevistas concedidas por falantes brasileiros e portugueses a telejornais de suas respectivas regiões. Com este trabalho, concluímos que, conforme defendido por Costa (2010), as diferenças mais profundas entre PE e PB decorrem de diferentes regularidades em seus sistemas flexionais, motivo pelo qual afetam a área do sujeito, e não a do objeto.
PALAVRAS-CHAVE: Tópico. Objeto. Sintaxe. Português Europeu. Português Brasileiro.
ABSTRACT: This paper aims to clarify the differences between Brazilian Portuguese (PB) and European Portuguese (PE) in what concerns the mechanisms that govern the resumption of the topic in the position of object. This research may elucidate questions about the amplitude of the syntactic differences between the variants; are PE and PB, in fact, moving towards total separation or just a few syntax areas were affected by the historical par hways that interpose between the two sides of the Ocean? We had as a theoretical basis the assumptions of the Minimalist Program of Generative Theory (CHOMSKY, 1995, 1999, 2000). After a survey of real speech data, we analyzed the occurrences in the light of works such as Tarallo (1993), Cyrino (1994, 2000); Kato, Duarte, Cyrino and Berlinck (2006); Costa (2010, 2012) and Oliveira (2016). Next, we investigated which morphosyntactic and/or semantic properties could regulate the differences found. The data of the analysis were extracted from two sources for the 1970s: the book of transcribed surveys of the Cultivated Urban Norm Project (‘Projeto Norma Urbana Culta – NURC, in Portuguese’) and the surveys made available online by the University of Lisbon through the Portuguese Contemporary Reference Center (CRPC). For the decade of 2010, the corpora were constituted from interviews granted by Brazilian and Portuguese speakers to television programs of their respective regions. In this work, we conclude that, as defended by Costa (2010), the deeper differences between PE and PB are due to different regularities in their flexural systems, which is why they affect the subject's area, not that of the object.
KEYWORDS: Topic. Object. Syntax. European Portuguese. Brazilian Portuguese.
Downloads
Referências
ARAÚJO, E. A. As construções de tópico do português nos séculos XVIII e XIX. Salvador: EDUFBA 2006. Originalmente apresentada como tese de doutorado, Universidade Federal da Bahia.
______. Construções de tópico. In: LUCCHESI, Dante; BAXTER, Alan; RIBEIRO, Ilza. (Org.). O português afro-brasileiro. Salvador: Edufba, 2009. v. 1. p. 231-250.
CASAGRANDE, S. Restrições de ocorrência do objeto direto anafórico no Português Brasileiro: gramática adulta e aquisição da linguagem. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – Revel, Porto Alegre, edição especial n. 6, 2012. Disponível em: <www.revel.inf.br>. Acesso em: 10 set. 2016.
CHOMSKY, N.(1977) "On WH-Movement". In: CULICOVER, P.W., T. WASOW and A.AKMAJIAN (Org.). Formal Syntax, Academic Press, New York, 71-132.
______. The Minimalist Program. MIT Press, 1995.
______. Derivation by Phase. v.18 of MIT Occasional Papers in Linguistics. Cambridge: MIT, 1999.
______. New Horizons in the Study of Language and Mind. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.
CINQUE, G. Types of Ā-dependencies. Linguistic Inquiry Monographs. London, England: MIT Press, 1990.
COSTA, J. PE e PB: orientação para o discurso importa?. Estudos da Língua(gem), 2010, 8ª ed., p. 123-143.
COSTA, T. M. Um estudo diacrônico das variadas realizações do Objeto Direto Anafórico na imprensa baiana dos séculos XIX e XX. Campinas: Unicamp, 2012. Originalmente apresentada como tese de doutorado. Universidade de Campinas. Disponível em: <http://www.tycho.iel.unicamp.br/gentle-wiki/arquivos/8/85/MACEDO-COSTA_T-Msc.pdf>. Acesso em: 13 set. 2016.
CRPC - Corpus de Referência do Português Contemporâneo. Disponível em: <http://www.clul.ul.pt/pt/recursos/183-crpc#cqp>. Acesso em: 24 dez 2016.
CYRINO, S. M. L. O objeto nulo do português do Brasil: um estudo sintatico-diacrônico. Campinas: Unicamp, 1994. Originalmente apresentada como tese de doutorado. Universidade de Campinas. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/270355>. Acesso em: 12 set. 2016.
______. O objeto nulo no português brasileiro. In: GÄRTNER, Eberhard; HUNDTE, Christine; SCHÖNBERGER, Axel (Org.). Estudos de gramática portuguesa. Frankfurt: TFM, 2000. v III, p. 61-73.
DE PAULA, M. N. As construções de deslocamento à esquerda de sujeito no português carioca: um estudo de tendência. Working Papers em Linguística, Santa Catarina, v. 14, p. 66-84, 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/.../1984-8420.2013v14n2p66>. Acesso em: 15 set. 2016.
DECAT, M. B. N. Construções de Tópicos em Português: uma abordagem diacrônica à luz do encaixamento no sistema pronominal: In: F. TARALLO (org.). Fotografias Sociolingüisticas. Campinas: Pontes. 1989. p. 113-137.
DUARTE, M. E. Variação e sintaxe: clítico acusativo, pronome lexical e categoria vazia no português do Brasil. Dissertação de mestrado, PUC, São Paulo, 1986.
DUARTE, M. E. A perda do princípio "Evite Pronome" no português brasileiro. Tese de doutorado. Campinas: Editora da UNICAMP, 1995.
GALVES, C. A sintaxe do Português Brasileiro. Ensaios de Lingüística, v 13, Belo Horizonte. 1987. p. 31-50.
________. Clitic-Placement and Parametric Change in Portuguese. In: SALTARELLI, M. (Org.). Aspects Of Romance Linguistics, Selected Papers From The 24th Lsrl. Georgetown University Press. 1996. p. 227-240.
________. Tópicos, Sujeitos, Pronomes e Concordância no Português Brasileiro. Cadernos de Estudos Lingüísticos (UNICAMP), v. 34, p. 7-21, 1998.
________. Ensaios sobre as gramáticas do português. Campinas: Editora da UNICAMP, 2001.
KATO, M. A.; DUARTE, M. E. L; CYRINO, S.; BERLINCK, R. Português Brasileiro no Fim do Século XIX e na Virada do Milênio. In: CARDOSO, Suzana; MOTA, J.; MATOS E SILVA, Rosa. V. (Org.). Quinhentos anos de história lingüística do Brasil. Salvador: Empresa Gráfica da Bahia/Funcultura/Governo da Bahia, 2006. p. 413-438.
OLIVEIRA. P. A. O Apagamento/Preenchimento Do Objeto Direto E Indireto Na Escrita. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA E O XX CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2016. Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos... Rio de Janeiro: Cadernos do CNLF-UERJ, 2016. v. 19. p. 96-117. Disponível em: <http://docplayer.com.br/42338255-Circulo-fluminense-de-estudos-filologicos-e-linguisticos.html>. Acesado em: 12 nov 2016.
OLIVEIRA, S. M. Objeto direto nulo, pronome tônico de 3ª pessoa, SN anafórico e clítico acusativo no português brasileiro: uma análise de textos escolares. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – revel. Porto Alegre, v. 5, n. 9, agosto de 2007. Disponível em: <www.revel.inf.br>. Acesso em: 16 out. 2016.
PROJETO Atlas Linguístico do Brasil. Disponível em: <https://alib.ufba.br/>. Acesso em: 24 dez 2016.
RAPOSO, E. On the null object in European Portuguese. In: JAEGGLI, O.;
SILVA-CORVALÁN, C. (Org). Studies in Romance Linguistics. Dordrecht: Foris, 1986.
SOLEDADE, C. de La V.. A realização do objeto direto anafórico de terceira pessoa em cartas de ilustres do Século XIX. In: 58o. SEMINÁRIO DO GEL, 2011, São Carlos, SP. p. 434-444. Disponível em: <http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/volumes/40/el.2011_v1_t35.red6.pdf>. Acessado em: 04 dez 2016.
TARALLO, F. Diagnosticando uma gramática brasileira: o português d’aquém e d’além mar ao final do século XIX. In: ROBERTS, Ian e KATO, Mary A. (orgs). Português Brasileiro: uma viagem diacrônica. Campinas, editora da Unicamp, 1993. p. 69 – 102.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.