A MELANCOLIA DO EXÍLIO NO CONTO LOS INMIGRANTES, DE HORACIO QUIROGA
THE MELANCHOLY OF EXILE IN HORACIO QUIROGA’S SHORT STORY LOS INMIGRANTES
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v8i15Resumo
RESUMO: O objetivo deste trabalho é identificar as marcas enunciativas da categoria da melancolia, conforme proposta pela Teoria Psicanalítica freudiana, na narrativa do conto Los inmigrantes, do escritor uruguaio Horacio Quiroga. Nota-se que boa parte da narrativa quiroguiana está focada na temática da morte com suas personagens sucumbindo de maneira trágica e inesperada e diversas vezes sem motivo aparente; há um “deixar-se morrer” que aparece com notável insistência. A leitura aqui abordada pretende mostrar como esses derradeiros atos da vida são originados pela melancolia das personagens, estados de alma melancólicos patológicos causados pela perda do objeto de desejo, pelo deslocamento desse objeto de desejo ao eu que, através da ambivalência emocional do binômio amor-ódio, causará essa morte como destino inevitável.
PALAVRAS-CHAVE: Morte. Melancolia. Psicanálise.
ABSTRACT: This paper aims to identify the enunciation marks of melancholy cathegory, as proposed by Freudian Psichoanalytic Theory, in Horacio Quiroga’s short story Los Inmigrantes. It is remarkable that a good part of Quiroga’s narrative focus the theme of death with their characters succumbing in a tragic and unexpected way and sometimes with no apparent reason; there is a “let us die” that appears with remarkable insistence. This analisys aims to show how those final acts of lives are originated by the melancholy of the carachters, pathological mood states caused by the loss of the object of desire, by the displacement of that object to the ego that, through emotional distress of the love-hate binomial, will cause that death as unavoidable destination.
KEYWORDS: Death. Melancholy. Psychoanalysis.
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