CAMPOS DE CARVALHO, CLOWN
CAMPOS DE CARVALHO, CLOWN
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v8i15Resumo
RESUMO: Neste artigo procuro reler a literatura de Campos de Carvalho por meio da figura do clown, que o próprio autor sugere em um dos seus principais romances, A lua vem da Ásia. Para isso, o artigo se vale tanto das reflexões de Deleuze e Guattari a respeito de Kafka quanto também, por outros motivos, da contribuição de Rancière ao debate em torno das “políticas da escrita”, que em conjunto apontam para algumas consequências que a figura do clown deve impor ao movimento da narrativa do autor, com a sua aparência volúvel, desmembrada e improvisada. No fim, o artigo sugere pensar a literatura de Carvalho como um “espetáculo”, em seus vários sentidos, à medida que confere forma e tematiza o aplauso, a separação e finalmente o gesto performático.
PALAVRAS-CHAVE: Campos de Carvalho. Clown. Performance. Espetáculo.
ABSTRACT: In this article I read the literature of Campos de Carvalho through the figure of the clown, which the author himself suggests in one of his main novels, A lua vem da Ásia. The article is based on Deleuze and Guattari's reflections about Kafka as well as, for other reasons, on Rancière's contribution to the debate on "writing policies", which together point to some consequences that the figure of the clown imposes on the movement of the narrative of the author, with its voluble, dismembered and improvised appearance. In the end, the article suggests Carvalho's literature as a "spectacle", in its various senses, because it thematizes the applause, the separation and finally the performance gesture.
KEYWORDS: Campos de Carvalho. Clown. Performance. Spectacle.
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