A ESCRITA PÓS-COLONIAL DE ISABEL ALLENDE, EM A ILHA SOB O MAR
ISABELL ALLENDE POST-COLONIAL WRITING IN THE ISLAND BENEATH THE SEA
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v8i15Resumo
RESUMO: Este artigo pretende investigar a escrita pós-colonial de Isabel Allende em A ilha sob o mar, abarcando as teorias feministas e teorias no âmbito dos Estudos Pós-coloniais considerando que a autora posiciona-se publicamente em suas obras como uma feminista. Portanto, assume-se que ela constrói personagens femininas fortes e resilientes, que tomam para si uma voz enunciativa na narrativa.
PALAVRAS-CHAVE: Pós-colonial. Feminismo. Escrita. Isabel Allende.
ABSTRACT: This article intends to investigate Isabel Allende's postcolonial writing in the Island beneath the sea, encompassing feminist theories and Post-Colonial Studies theories, considering that the author shows herself as a feminist on her books. Therefore, she constructs strong and resilient female characters, who undertake an enunciative voice in the narrative.
KEYWORDS: Post-colonial. Feminism. Writing. Isabel Allende.
Downloads
Referências
ALLENDE, Isabel. Eva Luna. Trad. Luísa Ibanez. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 1987.
______. Paula. Trad. Irene Moutinho. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.
______. A ilha sob o mar. Trad. Ernani Ssó. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2009a.
______. O amante japonês. Trad. Joana Angélica D’Ávila Melo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009b.
BAHRI, Deepika. Feminismo e/no pós-colonialismo. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 659-688, 2013.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. 2. ed. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2013.
BONNICI, Thomas. Teoria e crítica pós-colonialistas. In: BONNICI, Thomas; ZOLIN, Lucia Ozana (Org.). Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 3. ed. Maringá: Eduem, 2009. p. 257-285.
DERRIDA, Jacques. Gramatologia. Trad. Mirian Chnaiderman e Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 2006.
EICH, Milena Campos. Deuses que dançam e conclamam à revolução: feminismo, afeto e resistência no Haiti colonial de Isabel Allende. Jundiaí: Paco Editorial, 2016.
FIGUEIREDO, Eurídice. Conceitos de literatura e cultura. Niterói: EdUFF, 2012. p. 163-206.
FRANCO, Jean. Invadindo o espaço público: transformando o espaço privado. Marcar diferenças, cruzar fronteiras. Florianópolis: Ed. Mulheres; Belo Horizonte: PUC Minas, 2005.
HALL, Stuart. Quando foi o pós-colonial? Pensando no limite. In: ______. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Trad. Adelaine La Guardia Resende... [et al]. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013. p. 101-128
LEITE, Ana Mafalda. Oralidades e escritas pós-coloniais: estudos sobre literaturas africanas. Niterói: Eduerj, 2012.
NAVARRO, Márcia Hope. A mulher em Eva Luna de Isabel Allende. Travessia:. Florianópolis, n. 21, p, 172-180, 1990.
SAID, Edward W. Orientalismo: O Oriente como invenção do Ocidente. Trad. Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
SILVA, Liliam Ramos da. Recordar para (re)contar: representaciones de la protagonista negra em tres novelas históricas hispanoamericanas. Tese (Doutorado em Letras/Estudos Literários) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2015.
WOOLF, Virgínia. Um teto todo seu. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
ZOLIN, Lucia Ozana. Literatura de autoria feminina. In: ZOLIN, Lucia Ozana (Orgs.). Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 3. ed. Maringá: Eduem, 2009. p. 327-336.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.