BLANCANIEVES: ODEA PARA O ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (E/LE)

BLANCANIEVES: THE USE OF DTLO FOR TEACHING SPANISH AS A FOREIGN LANGUAGE (SFL)

Autores

  • Higor Miranda CAVALCANTE Graduando em Letras – UNIOESTE, Cascavel-PR
  • Greice da Silva CASTELA Doutora em Letras Neolatinas - PPGL/PROFLETRAS/UNIOESTE, Cascavel-PR

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v8i15

Resumo

RESUMO: O presente artigo tem por objetivo refletir sobre as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE). Para tanto, discute-se sobre a utilização de Objetos Digitais de Ensino-Aprendizagem (ODEAs) e apresenta-se um ODEA hipertextual, “Blancanieves y los siete enanitos”, produzido no PowerPoint e elaborado para o ensino de vocabulário de vestuário, animais, números e lugares da cidade em E/LE para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. O trabalho pauta-se em autores como Lévy (1993), Pérez Gómez, (2015), Rojo (2012), Oliveira e Castela (2015) entre outros. Esperamos que o estudo apresentado auxilie docentes a perceberem que não é difícil incorporar recursos disponíveis on-line à formação de seus alunos, de modo a potencializar o aprendizado de língua estrangeira e ampliar seu multiletramento.

PALAVRAS-CHAVE: Espanhol como Língua Estrangeira. Multiletramento. ODEA.

 

 

ABSTRACT: This paper aims to reflect on the usage of New Technology for Information and Communication (NTIC) in learning environments of Spanish as a Foreign Language (SFL). With this purpose, the utilization of Digital Teaching and Learning Objects (DTLO) is discussed and a version of a hypertextual DTLO, “Blancanieves y los siete enanitos”, elaborated using PowerPoint to teach vocabulary related to clothing, animals, numbers and places in town for students in sixth grade of Middle School is presented. The study is based upon the works of Lévy (1993), Pérez Gómez, (2015), Rojo (2012), Oliveira e Castela (2015) among others. It is expected that the findings of this study contribute to the understanding of benefits that the use of online resources in classrooms can have to enhance the teaching and learning process of foreign languages and expand multiliteracy.

KEYWORDS: DTLO. Multiliteracy. Spanish as a foreign language.

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Biografia do Autor

Higor Miranda CAVALCANTE, Graduando em Letras – UNIOESTE, Cascavel-PR

Acadêmico do 4º ano do curso de Letras Português/Espanhol e suas respectivas literaturas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus Cascavel, Paraná – Brasil.

Greice da Silva CASTELA, Doutora em Letras Neolatinas - PPGL/PROFLETRAS/UNIOESTE, Cascavel-PR

Coordenadora dos Projetos de Pesquisa citados neste artigo. Doutora em Letras Neolatinas (Língua Espanhola), professora dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras, nível de mestrado e doutorado acadêmicos (PPGL) e nível de mestrado profissional (PROFLETRAS) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus Cascavel, Paraná – Brasil.

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Publicado

11-04-2018

Como Citar

CAVALCANTE, Higor Miranda; CASTELA, Greice da Silva. BLANCANIEVES: ODEA PARA O ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (E/LE): BLANCANIEVES: THE USE OF DTLO FOR TEACHING SPANISH AS A FOREIGN LANGUAGE (SFL). Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 8, n. 15, p. pp. 358–374, 2018. DOI: 10.51951/ti.v8i15. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/8903. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

INICIAÇÃO CIENTÍFICA