Entre a literatura e o cinema

as irmãs March por Louisa May Alcott e Greta Gerwig

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v14i30.p243-257

Palavras-chave:

Estudos da Tradução. Estudos da Adaptação. Tradução Intersemiótica. Louisa May Alcott. Greta Gerwig.

Resumo

São recorrentes na história do audiovisual obras cinematográficas que são inspiradas em obras da literatura. Dentro desse tema, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre as obras Little Women (1868) [Adoráveis Mulheres] e Good Wives [Boas Esposas] (1869), de Louisa May Alcott, e a adaptação fílmica de título homônimo, da diretora Greta Gerwig. O elo entre as obras está na maneira como ambas bordam uma leitura feminista das personagens protagonistas e as reflexões sócio-culturais associadas às narrativas. O embasamento teórico parte da categorização de Jakobson (1959), passa pela proposta de Tradução de Lefevere (1992), ancora-se nas Teorias da adaptação de Hutcheon (2013), baseia-se na perspectiva entre literatura e cinema desenvolvida por Diniz (2003), considerando as ideias de Cheney (1889), Laire (2019) e Silva (2022).

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Biografia do Autor

Vanessa da Silva, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestranda em Estudos da Tradução pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POET) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE.

Rafael Ferreira da Silva, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professor na Universidade Federal do Ceará, doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

11-07-2024

Como Citar

SILVA, Vanessa da; SILVA, Rafael Ferreira da. Entre a literatura e o cinema: as irmãs March por Louisa May Alcott e Greta Gerwig. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 14, n. 30, p. 243–257, 2024. DOI: 10.51951/ti.v14i30.p243-257. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/n30p243. Acesso em: 7 set. 2024.

Edição

Seção

Literatura e cinema: questões de adaptação cinematográfica