Do labirinto ao Anjo

corpo, identidade e tecnologia na obra de Mari Klonaris e Katerina Thomadaki

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v15i34.p130-145

Palavras-chave:

Pós-Humanismo. Cinema Experimental. Cinema Expandido. Feminismo. Género. Tecnologia.

Resumo

Este artigo oferece uma análise crítica da obra pioneira de Maria Klonaris e Katerina Thomadaki, com foco nos seus ciclos Double Labyrinthe e Le Cycle de l’Ange. Através de um enquadramento crítico feminista e pós-humanista, examina como as artistas subvertem as narrativas dominantes sobre o corpo, a identidade e a tecnologia; centralizando a sua prática enquanto desafio radical ao binarismo de género e às estruturas patriarcais da representação. A análise de Double Labyrinthe destaca o seu conceito de cinema corporal como um acto político, onde o corpo feminino recupera a sua agência do olhar masculino através da autorrepresentação ritualística. Subsequentemente, Le Cycle de l’Ange é explorado como uma meditação profunda sobre a identidade não-normativa, empregando a figura do anjo Intersexo para desmantelar categorias fixas de sexo e género e propor uma subjetividade em constante e fluida transformação. O uso Inovador de tecnologias analógicas e digitais emergentes é apresentado enquanto ferramenta crucial para essa desconstrução. O artigo posiciona a obra de Klonaris e Thomadaki como um precursor vital da arte feminista digital contemporânea, demonstrando a sua relevância para os debates sobre a corporização pós-humana e as políticas da identidade.

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Biografia do Autor

Andreia Matos, Universidade Nova de Lisboa - FCSH-NOVA

Estudante de Mestrado em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-NOVA). É também Mestre em Engenharia Informática pelo Instituto Superior Técnico (IST-UL), com especialização em Inteligência Artificial e Computação Gráfica, e Licenciada na mesma área e Instituição.

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Publicado

07-08-2025

Como Citar

MATOS, Andreia. Do labirinto ao Anjo: corpo, identidade e tecnologia na obra de Mari Klonaris e Katerina Thomadaki. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 15, n. 34, p. 130–145, 2025. DOI: 10.51951/ti.v15i34.p130-145. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/n34p130. Acesso em: 17 nov. 2025.