Do labirinto ao Anjo
corpo, identidade e tecnologia na obra de Mari Klonaris e Katerina Thomadaki
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v15i34.p130-145Palavras-chave:
Pós-Humanismo. Cinema Experimental. Cinema Expandido. Feminismo. Género. Tecnologia.Resumo
Este artigo oferece uma análise crítica da obra pioneira de Maria Klonaris e Katerina Thomadaki, com foco nos seus ciclos Double Labyrinthe e Le Cycle de l’Ange. Através de um enquadramento crítico feminista e pós-humanista, examina como as artistas subvertem as narrativas dominantes sobre o corpo, a identidade e a tecnologia; centralizando a sua prática enquanto desafio radical ao binarismo de género e às estruturas patriarcais da representação. A análise de Double Labyrinthe destaca o seu conceito de cinema corporal como um acto político, onde o corpo feminino recupera a sua agência do olhar masculino através da autorrepresentação ritualística. Subsequentemente, Le Cycle de l’Ange é explorado como uma meditação profunda sobre a identidade não-normativa, empregando a figura do anjo Intersexo para desmantelar categorias fixas de sexo e género e propor uma subjetividade em constante e fluida transformação. O uso Inovador de tecnologias analógicas e digitais emergentes é apresentado enquanto ferramenta crucial para essa desconstrução. O artigo posiciona a obra de Klonaris e Thomadaki como um precursor vital da arte feminista digital contemporânea, demonstrando a sua relevância para os debates sobre a corporização pós-humana e as políticas da identidade.
Downloads
Referências
BASSAN, Raphaël. Pour une écologie des médias: du Super 8 à l’image de synthèse. Entrevista com Maria Klonaris e Katerina Thomadaki. Bref, Paris, n. 38, p. 22-24, 1998.
BERGER, John. Ways of seeing. London: British Broadcasting Corporation; Penguin Books, 1972.
BRAIDOTTI, Rosi. Nomadic subjects: embodiment and sexual difference In contemporary feminist theory. New York: Columbia University Press, 1994.
BRENEZ, Nicole. Entretien avec Maria Klonaris & Katerina Thomadaki. Rites de l’intelligence et films cultes. In: KLONARIS, Maria; THOMADAKI, Katerina (org.). Stranger Than Angel: Dissident Bodies. Ljubljana: Cankarjev, 2002. p. 104-109.
BRODSKY, Judith. Dismantling the patriarchy, bit by bit: art, feminism, and digital technology. London: Bloomsbury Visual Arts, 2021.
BUCI-GLUCKSMANN, Christine. Sexe virtuel. In: KLONARIS, Maria; THOMADAKI, Katerina (org.). Pour une écologie des médias: Art/cinéma/vidéo/ordinateur. Paris: A.S.T.A.R.T.I., 1998. p. 60-61.
CHICH, Cécile. Beyond the Frame/Beyond the Gaze – The Multi-Media Projection Performances of Maria Klonaris and Katerina Thomadaki. In: EXPANDED CINEMA: ACTIVATING THE SPACE OF RECEPTION, 2009, Londres. Apresentação em conferência. Londres: The British Artists’ Film & Video Study Collection, 2009. Disponível em: https://vimeo.com/733200308. Acesso em: 4 nov. 2024.
COURANT, Gérard. Le cinéma expérimental est un cinéma politique. CinémAction I: Dix ans après mai 68 – Aspects du cinéma de contestation, n. 3, 1978. Disponível em: https://www.gerardcourant.com/index.php?t=ecrits&e=28. Acesso em: 4 nov. 2024.
FREUD, Sigmund. The uncanny. Tradução de David McLintock. London: Penguin Books, 2003.
FUNCHS, Dominique. Resenha de Double Labyrinthe. Cinéma Différent, n. 11-12, p. 31, 1977.
GATTINONI, Christian. Klonaris/Thomadaki, Le destin politique des anges. Art Press, n. 275, p. 36-39, 2002.
HARAWAY, Donna J. Staying with the trouble: making kin In the Chthulucene. Durham: Duke University Press, 2016.
HAYLES, N. Katherine. How we became posthuman: virtual bodies In cybernetics, literature, and Informatics. Chicago: University of Chicago Press, 1999.
HAYLES, N. Katherine. Cognitive assemblages: technical agency and human Interactions. Critical Inquiry, v. 43, n. 1, p. 32-55, 2016.
JACQUIN, Maud. Manifeste: Le cinéma corporel. Paris: Jeu de Paume, 2016. (Programa da retrospectiva Klonaris/Thomadaki).
KLONARIS, Maria; THOMADAKI, Katerina. Archangel Matrix. Paris: A.S.T.A.R.T.I., 1996.
KLONARIS, Maria; THOMADAKI, Katerina. Double Labyrinthe. Paris: RE:VOIR, 2023. 1 DVD.
KLONARIS, Maria; THOMADAKI, Katerina. Klonaris/Thomadaki. 1999. Website. Disponível em: https://www.klonaris-thomadaki.net. Acesso em: 4 nov. 2024.
KLONARIS, Maria; THOMADAKI, Katerina. Le Cycle de L’Ange. Paris: RE:VOIR, 2023. 1 DVD.
KLONARIS, Maria; THOMADAKI, Katerina. Manifeste pour un Cinéma Corporel. Paris, 1978.
KLONARIS, Maria; THOMADAKI, Katerina. Twin Dreamers: Figures du double et de la gémellité. In: ADOUE, E.; SOLVES, J. (org.). Jumeaux. Paris: Autrement, 2002. p. 70-83. (Coleção Mutations, n. 217).
LAFONTAINE, Celine. O império cibernético: das máquinas de pensar ao pensamento máquina. Lisboa: Instituto Piaget, 2007.
MAURON, Véronique. Le réenchantement et l’écart dans l’œuvre de Maria Klonaris et Katerina Thomadaki. In: CHICH, Cécile. (org.). Klonaris/Thomadaki, le cinéma corporel: Corps sublimes / Intersexe et Intermédia. Paris: L’Harmattan, 2006. p. 287-295.
MONDZAÏN, Marie-José. La nuit égyptienne: À propos de Quasar. In: Esthétique et complexité: création, expérimentations et neurosciences. Paris: CNRS Éditions, 2011. p. 123-125.
MONDZAÏN, Marie-José. Requiem pour le XXe siècle. Cahiers de la Médiologie, n. 7, p. 145-148, 1999.
MULVEY, Laura. Introdução a Double Labyrinthe. In: Klonaris/Thomadaki – Manifeste: Le cinéma corporel. Paris: Jeu de Paume, 2016. p. 2-4. (Catálogo da retrospectiva).
NOCHLIN, Linda. Why have there been no great women artists?. In: HESS, Thomas B.; BAKER, Elizabeth C. (org.). Art and sexual politics. New York: Macmillan Publishing, 1971. p. 145-178.
NOGUEZ, Dominique. Double Labyrinthe. Toulon, 1976. (Catálogo do Festival Internacional do Jeune Cinéma).
PLANT, Sadie. Zeros + ones: digital women + the new technoculture. London: Fourth Estate, 1997.
TERZOPOULOU, Miranda. Retrospectiva Klonaris/Thomadaki. Feministiqá, n. 2, 2019.
THOMADAKI, Katerina. Entretien sur Double Labyrinthe. Entrevista com Cécile Chich para Scratch Projections. Paris: Light Cone, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Travessias Interativas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.




















