A contribuição das bibliotecas comunitárias para a formação de leitores:
a voz da comunidade
DOI:
https://doi.org/10.33467/conci.v2i3.13667Resumo
As bibliotecas comunitárias são formadas a partir da iniciativa de grupos ou de uma única pessoa para disponibilizar espaço e livros de forma gratuita à comunidade. O presente estudo investiga o impacto das bibliotecas comunitárias para a formação de leitores a partir da visão da comunidade em que estão inseridas. Nos procedimentos metodológicos adotou-se a pesquisa de campo com natureza básica e explicativa e abordagem qualitativa do problema. A pesquisa de campo foi realizada nas bibliotecas comunitárias Portal da Sabedoria e Monteiro Lobato, e a coleta de dados foi realizada por meio de pergunta gerativa de narrativa com os leitores com faixa etária entre 10 e 14 anos. O tratamento dos dados coletados se deu por meio da técnica de Análise de Conteúdo aplicada às falas com a definição de categorias a priori. Os resultados apresentam a participação dos leitores e a relação de pertencimentos deles com as bibliotecas. Concluiu-se que as bibliotecas comunitárias oferecem contribuições significativas para a cidade de São Luís, pois são espaços de convivência com impacto positivo na formação de leitores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A ConCI adota a Licença CC BY 4.0 , onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
A ConCI considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na ConCI, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela ConCI.