InovaBiblio:
Estratégias de gestão para unidades de informação
DOI:
https://doi.org/10.33467/conci.v2i3.13697Resumo
Na busca por um processo coletivo que acelere a aprendizagem e potencialize o engajamento dos discentes, este manuscrito tem por objetivo relatar uma experiência de cocriação utilizada no processo de ensinagem da disciplina de Gestão de unidades de informação. Para tanto, no referencial teórico discute-se sobre cocriação, metodologias ativas e alguns desafios da formação em Biblioteconomia como o currículo. Desde o movimento da Escola Nova o aluno deve ser considerado como sujeito ativo, mas a temática é realidade recente no contexto da formação do docente do ensino superior. Metodologicamente possui abordagem qualitativa, tendo participado diretamente cerca de 40 alunos matriculados na disciplina Gestão de Unidades de Informação ofertada no semestre letivo de 2018.2 pelo curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Pernambuco e mais 120 participantes da ação desenvolvida pelos alunos. Assim, percebe-se o processo colaborativo na construção da disciplina e na forma de avaliação da aprendizagem dos discentes, como resultado identifica-se ainda a formação de multiplicadores de conhecimento a partir do uso de metodologias ativas, tendo o evento criado (InovaBiblio) permitido a conexão entre alunos de diversos períodos e profissionais do mercado, além do aprendizado sobre desenvolvimento de conteúdo e organização de eventos. Dessa forma, os resultados demonstraram que ao longo do semestre letivo foi possível desenvolver um processo educativo transformador por meio da empatia, da colaboração e da experimentação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A ConCI adota a Licença CC BY 4.0 , onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
A ConCI considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na ConCI, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela ConCI.