Objetivos e conteúdos para uma disciplina de Competência em Informação direcionada à formação do arquivista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33467/conci.v3i3.13990

Palavras-chave:

Competência em Informação. Formação do arquivista. Graduação em Arquivologia.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar elementos que contribuam com o desenvolvimento de uma disciplina de Competência em Informação para os cursos de Arquivologia, com o intuito de complementar a formação e atuação do arquivista, especificamente no desenvolvimento de habilidades para lidar com a informação, tanto no âmbito pessoal como no profissional. A pesquisa foi desenvolvida por meio de Pesquisa bibliográfica e documental e os resultados apresentam os objetivos, com as capacidades, conhecimentos e habilidades esperadas do aluno, e os conteúdos da disciplina de Competência em Informação indicados para atender as habilidades da prática cotidiana do estudante e do futuro profissional. Os objetivos e conteúdos apresentados para implementação de uma disciplina de Competência em Informação direcionada à formação em Arquivologia, buscam refletir autonomia intelectual do estudante como fator preponderante à diminuição do distanciamento entre a teoria e a prática arquivística, bem como situar o profissional acerca do seu papel social na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Lira Furtado, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Mestre em Ciência da Informação e Bacharel em Arquivologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente no curso de graduação em Arquivologia e no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal do Pará. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Arquivologia e Competência em Informação, integrante do Grupo de Estudos Críticos sobre Ciência da Informação e Tecnologia, atuando principalmente nos temas: Arquivologia,  Competência em informação, Comportamento informacional, Fenômenos informacionais na Arquivologia, Gestão Documental, Gestão da Informação e do Conhecimento.

Referências

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Framework for information literacy for education. Chicago, ACRL/ALA, 2015. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/sites/ala.org.acrl/files/content/issues/infolit/Framework_ILHE.pdf Acesso em: 12 out. 2019.

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Informacion literacy competency standards for higher education. Chicago, ACRL/ALA, 2000. Disponível em: https://alair.ala.org/bitstream/handle/11213/7668/ACRL%20Information%20Literacy%20Competency%20Standards%20for%20Higher%20Education.pdf?sequence=%201&isAllowed=y. Acesso em: 12 out. 2019.

BARROS, T. H. B.; SANTOS JUNIOR, R. L.; CÂNDIDO, G. G.(org.) A pesquisa e o ensino em Arquivologia: perspectivas na era digital. Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia. Belém: EDUFPA, 2019. Disponível em: http://www.vireparq.ufpa.br/wp-content/uploads/2019/11/VI-Reparq-Final.pdf Acesso em: 13 jan. 2020

BRUCE, C. S. The seven faces of information literacy. Adelaide, SA: Auslib Press, 1997.

BELLOTTO, H. L. Arquivos permanentes: tratamento documental. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

BELLUZZO, R. C. B. A competência em informação no Brasil: cenários e espectros / Regina Célia Baptista Belluzzo. – São Paulo: ABECIN Editora, 2018. 217p. 1 Livro digital: il. – (Coleção Estudos ABECIN; 05).

BELLUZZO, R. C. B.; FERES, G. G. Inteligência, criatividade e competência em informação: uma articulação necessária no contexto social contemporâneo. In: ALVES, F. M. M.; CORRÊA, E. C. D.; LUCAS, E. R. O. (Org.). Competência em informação: políticas públicas, teoria e prática. Salvador: EDUFBA, 2016. p.125- 153.

DECLARAÇÃO de Maceió sobre a competência em informação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 24., 2011, Maceió. Anais eletrônicos [...] Maceió: FEBAB, IBICT, UnB. 2011. Disponível em: http://www.fci.unb.br/phocadownload/declaracaomaceio.pdf. Acesso em: 16 out. 2019.

DECLARAÇÃO de Moscou sobre Alfabetização Informacional e Midiática. 2012. Disponível em: https://www.ifla.org/publications/moscow-declaration-on-media-and-information-literacy. Acesso em: 16 out. 2019.

DECLARAÇÃO de Toledo sobre Alfabetização Informacional: bibliotecas pela aprendizagem permanente. 2006. Disponível em: https://www.webcitation.org/5NrAiGhSS. Acesso em: 16 out. 2019.

DECLARACIÓN DE FEZ. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE SOBRE ALFABETIZACIÓN INFORMACIONAL Y MIDIÁTICA, 2011, Marrocos: UNESCO, 2011. Disponível em: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/CI/pdf/news/Fez%20Declaration.pdf. Acesso em: 15 out. 2019.

DUDZIAK, E. A. A Information Literacy e o Papel Educacional das Bibliotecas. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação e Documentação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

DUDZIAK, E. A. Competência em Informação: melhores práticas educacionais voltadas para a Information Literacy. 2005. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 21., 2005, Curitiba. Anais [...] Curitiba: FEBAB, 2005. Disponível em: http://eprints.rclis.org/6876/. Acesso em: 15 nov. 2019.

DUDZIAK; E. A.; GABRIEL, M. A.; VILELLA, M. C. O. A educação de usuários em bibliotecas universitárias frente à sociedade do conhecimento e sua inserção nos novos paradigmas educacionais. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 11., 2000, Florianópolis. Anais [...] Florianópolis: FEBAB, 2000. Disponível em: http://eprints.rclis.org/3799/ . Acesso em: 14 nov. 2019.

FURTADO, R. L. A competência em informação no cenário arquivístico: uma contribuição teórico-aplicada. 2019. 366f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual Paulista/ Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 2019.

GIL, A. C. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2015. 283 p..

JACINTHO, E. M. S. B. El mercado de trabajo para archiveros según los anuncios brasileños de empleo (2012-2014): análisis y organización terminológicos de ofertas empresariales. 2016. 582f. Tese (Doutorado Doctorado en Documentácion: Archiveros y Biblioteca en el entorno digital) – Universidad Carlos III de Madrid, Departamento de Biblioteconomía y Documentación, Programa de Doctorado en Documentación: Archiveros y bibliotecas en el entorno digital, Madrid, 2016.

JACINTHO, E. M. S; B.; MOREIRO GONZALEZ, J. A. Oferta de emprego: habilidades necessárias para Arquivistas em empresas no Brasil. Informação & Informação, [S.l.], v. 24, n. 1, p. 424-441, mar. 2019. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/30419 Acesso em: 02 out. 2019

LIMA, J. B.; BRANDÃO, G. S. Análise das competências infocomunicacionais a partir da metaliteracy: um estudo com arquivistas. Ciência da Informação, v. 45, n. 2, 2016. Acesso em: 28 out. 2019.

MATOS, M. T. N. B.; CUNHA, F. J. A. P.; SÁ, A. Q. G. T.; FREIXO, A. L. (org.) Perfil, evolução e perspectivas do ensino e da pesquisa em Arquivologia no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2015. Disponível em http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/view/96/24/435-1 Acesso em: 22 jun. 2019

OBAMA, B. National information literacy awareness month, 2009. Disponível em: https://www.govinfo.gov/content/pkg/FR-2009-10-07/pdf/E9-24290.pdf. Acesso em: 19 Oct. 2019.

ROSETTO, M. Competência em informação: uma trajetória de descobertas e pesquisa. In: BELLUZZO, R.C.B.; FERES, G.G. (Orgs). Competência em informação: de reflexões às lições aprendidas. São Paulo: FEBAB, 2013. p. 81-109.

SILVA, A. P. Aspectos éticos em organização da informação: um estudo código de ética do profissional arquivista. 2016. 72f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista/ Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 2016.

SOUZA, K. I. M. Panorama dos cursos de Arquivologia no Brasil. In: MARIZ, A. C. A.; JARDIM, J. M.; SILVA, S. C. A. (Orgs.). Novas dimensões da pesquisa e do ensino da Arquivologia no Brasil. Rio de Janeiro: Móbile: Associação dos Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro, 2012. p. 129- 159.

UNESCO. Educação 2030: Declaração de Incheon e Marco de Ação para a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4. Brasília: UNESCO, 2017. 88 p. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000243278_por . Acesso em: 15 out. 2019

VENÂNCIO, R. P.; SILVA,W. A.; NASCIMENTO, A. (org.) Ensino e pesquisa em arquivologia: cenários prospectivos. Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação, 2018. Disponível em: http://vreparq.eci.ufmg.br/wpcontent/uploads/2018/10/Ensino-e-pesquisa-em-arquivologia-cenarios-prospectivos.pdf Acesso em: 13 jan. 2020.

Publicado

2020-12-31

Como Citar

FURTADO, Renata Lira; SANTOS, Evelyn de Nazaré Oliveira dos. Objetivos e conteúdos para uma disciplina de Competência em Informação direcionada à formação do arquivista. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 3, n. 3, p. 4–29, 2020. DOI: 10.33467/conci.v3i3.13990. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/conci/article/view/13990. Acesso em: 22 dez. 2024.