Planejamento e tendências de marketing para bibliotecas
DOI:
https://doi.org/10.33467/conci.v5i.16846Palavras-chave:
Gestão de bibliotecas., Marketing de bibliotecas., Planejamento estratégico., Tendências em marketing.Resumo
Objetiva apresentar reflexões sobre o conceito do marketing a partir da perspectiva de seu planejamento e do elenco de tendências e estratégias para sua aplicação. Trata-se de um texto ensaísta construído a partir de revisão de literatura da Administração, mais especificamente da literatura clássica do tema, bem como apresentação descritiva dos conceitos. São apresentadas e detalhadas nove etapas para o planejamento de marketing em bibliotecas, a saber: diagnóstico da biblioteca, análise de ambiente, análise de concorrência, definição de público-alvo, definição de objetivos de marketing, uso e atribuição de métricas, identificação de estratégias, orçamento e elaboração do plano de marketing. Entre as tendências e estratégias de marketing, sabe-se que muitas estão alicerçadas pelo uso de tecnologias de informação e comunicação, portanto, o intuito não foi o de apresentar uma lista exaustiva das mesmas, mas apontar algumas possibilidades que possam ser alinhadas à realidade das bibliotecas. Infelizmente na Biblioteconomia brasileira, ao longo de dez anos pesquisando sobre o tema, é possível perceber uma relação conflituosa, no sentido teórico, da compreensão do que seja marketing. Isso impacta em planejamentos que são deficitários e que não conseguem sustentar por um período mais longo ações e canais utilizados para fins de promoção, como as mídias sociais. Pontua-se, por fim, que é necessário um olhar mais atento buscando compreender marketing a partir de uma perspectiva sistêmica e enquanto um processo que depende de diferentes atores, atividades e tarefas para seu sucesso.
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