Rumo a "uma sociedade do saber"

abordagem etno-informacional da "cultura da informação"

Autores

  • Viviane Couzinet Universidade de Toulouse
  • Marilda Lopes Ginez de Lara Universidade de São Paulo
  • Nair Yumiko Kobashi Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33467/conci.v5i.18043

Palavras-chave:

Cultura da informação, Competência em informação, Cultura informacional, Viviane Couzinet

Resumo

Diversos trabalhos de pesquisadores, de profissionais de bibliotecas e de centros de documentação, em escala internacional, mostram que não é recente a preocupação em facilitar o acesso à informação (BAWDEN, 2001; BRUCE, 2002). Os conteúdos e os métodos usados para capacitar o usuário têm sido objeto de inúmeros debates em revistas científicas e em conferências mundiais organizadas por associações profissionais. Essa temática é, com efeito, reconhecida como essencial para refletir sobre o compartilhamento de saberes e para compreender como pode ser adquirida a competência em informação. Trata-se de tornar-se tão apto quanto possível para enfrentar as mudanças futuras na vida profissional e pessoal em uma sociedade voltada para a circulação de ideias. Esse fenômeno, qualificado como "sociedade da informação", não é novo, como nos lembra o glossário crítico a ele consagrado (COMISSION NATIONALE FRANÇAISE POUR L’UNESCO, 2005, p. 11). Mas, o que é mais recente é o resgate de seu sentido político-econômico e a confusão entre "informação" e "tecnologias da informação". Pode parecer que ter uma "cultura da informação" seria comparável a dominar os dispositivos técnicos. Porém, saber usar as máquinas e a Internet não é suficiente para entender e se apropriar de conteúdos. O processo de elaboração de informações envolve muitos atores, proponentes de projetos, que é necessário distinguir. As ferramentas de acesso à informação não respondem apenas à função a elas atribuídas a priori. A informação aqui considerada é a informação especializada, útil para avançar, que designamos no singular para expressar a ação, o processo pelo qual um sujeito se informa.
ConCI, v. 4, edição especial, 2022

DOI: 10.33467/coemcixxxxx TRADUÇÃO
3
Para contribuir para o debate desta questão, centrada na “cultura da informação" ou "information literacy"5, propomos partir de dois exemplos de objetos que desencadeiam pesquisas: a bibliografia e a organização de saberes, que desenvolvemos em outros estudos (COURBIÈRES, COUZINET, 2005; COUZINET, 2008). Eles serão parcialmente retomados aqui para expor a complexidade do acesso à informação e os desafios a eles subjacentes, como revelam as pesquisas científicas, a fim de enfatizar os aspectos que os usuários de bibliotecas ou pesquisadores de informações online desconhecem. Situado no contexto francês, será abordada a emergência dos novos paradigmas e reunidos vários pontos de vista para definir "cultura da informação". Em seguida, por meio do cruzamento da abordagem informacional e etnológica, serão apresentadas as etapas da cultura da informação. Trata-se, portanto, de expor os elementos de uma reflexão que amplia o debate iniciado em encontros científicos e que se alimenta das discussões mantidas no âmbito de uma equipe de pesquisa.

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Biografia do Autor

Viviane Couzinet, Universidade de Toulouse

Professora titular de Ciências da informação e da comunicação. Universidade de Toulouse, Laboratório de Estudos e Pesquisa Aplicada em Ciências Sociais, LERASS EA 827; Equipe de pesquisa Mediações em informação- comunicação especializada (MICS) 115 B, route de Narbonne, 31077 Toulouse – França.

Marilda Lopes Ginez de Lara, Universidade de São Paulo

É professora livre-docente da Universidade de São Paulo e ministra aulas na Graduação e na Pós-Graduação. Coordenou, entre nov. 2005 a nov. 2008, o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da ECA. Na área de Ciência da Informação, desenvolve pesquisa sobre a organização da informação e do conhecimento e temas relacionados: linguística documentária, linguagem documentária, representação documentária, arquitetura da informação, relações entre os estudos da linguagem e a ciência da informação, bases culturais da organização da informação, terminologia.

Nair Yumiko Kobashi, Universidade de São Paulo

Professora Sênior – USP. Docente permanente do PPGCI-USP.

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Publicado

2022-10-11

Como Citar

COUZINET, Viviane; LOPES GINEZ DE LARA, Marilda; YUMIKO KOBASHI, Nair. Rumo a "uma sociedade do saber": abordagem etno-informacional da "cultura da informação". ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 5, p. 1–32, 2022. DOI: 10.33467/conci.v5i.18043. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/conci/article/view/18043. Acesso em: 22 dez. 2024.

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