Bibliotecas desde Abya-Yala
semear a palavra para colher a vida
DOI:
https://doi.org/10.33467/conci.v6i.20020Palavras-chave:
Abya-Yala, Biblioteconomia, Ciência da Informação, América Latina., InterculturalidadeResumo
Pensar, propor e operar uma Biblioteconomia a partir de Abya-Yala é mais do que um exercício teórico, implica inclusive estar fora das formas tradicionais como nos entendemos como cientistas sociais. Implica fazer uso da palavra, semeá-la para colher outras formas de nos relacionarmos, nomeando-nos e fortalecendo a disciplina em torno de suas funções sociais. A professora Natalia Duque Cardona, da Universidade de Antioquia, Colômbia e criadora da proposta de pesquisa-ação Bibliotecas desde Abya-Yala, que hoje é uma linha de pesquisa da Escola Interamericana de Biblioteconomia, conta nesta entrevista um pouco sobre qual tem sido a sua configuração subjetiva e profissional neste compromisso não só académico, mas também pessoal e político.
Downloads
Referências
Sem referências
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Martha Suzana Cabral Nunes; Duque-Cardona Natalia , Guilherme Fellipin dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A ConCI adota a Licença CC BY 4.0 , onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
A ConCI considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na ConCI, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela ConCI.