O ensino de Ciências Contábeis e a metodologia Problem Based Learning (PBL)
uma experiência na graduação
DOI:
https://doi.org/10.33467/conci.v6i.20111Palavras-chave:
Problem Based Learning (PBL), Metodologias de Ensino, Educação em Ciências ContábeisResumo
O objetivo desta pesquisa é analisar a experiência da aplicação de uma atividade nos moldes do método PBL (Problem-Based Learning – Aprendizagem Baseada em Problemas) de forma parcial na matéria de Contabilidade Industrial do curso de graduação em Ciências Contábeis de uma universidade particular. Tendo o conhecimento como fonte imprescindível para a evolução da sociedade e o uso de novas metodologias com conceitos pedagógico- didáticos que melhorem o processo de ensino e criem estratégias inovadoras que vão além das didáticas convencionais, tem sido alvo de vários estudos. A literatura traz o Problem Based Learning como alternativa para se aprender a aprender e trazer competências que estimulem uma conduta profissional mais ativa e eficiente, criando uma postura de maior responsabilidade e proatividade no ambiente de trabalho, como também facilidade de liderança e para a tomada de decisão. Diante da necessidade de trazer para sala de aula uma abordagem de ensino com maior participação dos alunos e estimular a pesquisa, esse estudo empírico possibilitou a aplicação de uma atividade problema na disciplina sendo desenvolvida em duas etapas durante uma semana com a participação de vinte e dois alunos, que executaram a atividade e avaliaram por meio de questionário a metodologia PBL. Está pesquisa tem caráter experimental e pela análise dos resultados é visto que os discentes demonstraram satisfação com esse novo método de ensino e de sua aplicação, podendo ser posteriormente uma alternativa a ser adotada pela Instituição mesclando as aulas tradicionais com essa metodologia construtivista.
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