O ensino de Ciências Contábeis e a metodologia Problem Based Learning (PBL)

uma experiência na graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33467/conci.v6i.20111

Palavras-chave:

Problem Based Learning (PBL), Metodologias de Ensino, Educação em Ciências Contábeis

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar a experiência da aplicação de uma atividade nos moldes do método PBL (Problem-Based Learning – Aprendizagem Baseada em Problemas) de forma parcial na matéria de Contabilidade Industrial do curso de graduação em Ciências Contábeis de uma universidade particular. Tendo o conhecimento como fonte imprescindível para a evolução da sociedade e o uso de novas metodologias com conceitos pedagógico- didáticos que melhorem o processo de ensino e criem estratégias inovadoras que vão além das didáticas convencionais, tem sido alvo de vários estudos. A literatura traz o Problem Based Learning como alternativa para se aprender a aprender e trazer competências que estimulem uma conduta profissional mais ativa e eficiente, criando uma postura de maior responsabilidade e proatividade no ambiente de trabalho, como também facilidade de liderança e para a tomada de decisão. Diante da necessidade de trazer para sala de aula uma abordagem de ensino com maior participação dos alunos e estimular a pesquisa, esse estudo empírico possibilitou a aplicação de uma atividade problema na disciplina sendo desenvolvida em duas etapas durante uma semana com a participação de vinte e dois alunos, que executaram a atividade e avaliaram por meio de questionário a metodologia PBL. Está pesquisa tem caráter experimental e pela análise dos resultados é visto que os discentes demonstraram satisfação com esse novo método de ensino e de sua aplicação, podendo ser posteriormente uma alternativa a ser adotada pela Instituição mesclando as aulas tradicionais com essa metodologia construtivista.

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Biografia do Autor

Whendel Whesley Segundo dos Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestrando em Administração no Programa de Pós-graduação em Adminstração (PROPADM) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Tércia Leocádio Temóteo, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Gracyanne Freire de Araújo, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora do Departamento de Administração (DAD) e Programa de Pós Graduação em Administração (PROPADM) da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Abimael Magno do Ouro Filho, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Departamento de Secretariado Executivo (DSE) e Programa de Pós-graduação em Administração (PROPADM) da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

SANTOS, Whendel Whesley Segundo dos; TEMÓTEO, Tércia Leocádio; ARAÚJO, Gracyanne Freire de; OURO FILHO, Abimael Magno do. O ensino de Ciências Contábeis e a metodologia Problem Based Learning (PBL): uma experiência na graduação. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 6, n. especial, p. 1–16, 2023. DOI: 10.33467/conci.v6i.20111. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/conci/article/view/20111. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Anais da I Jornada Interdisciplinar do CCSA

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