APLICAÇÃO DO OBJETO INFORMAÇÃO NAS PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: maneiras de popularizar a Ciência da Informação perante a sociedade

Autores/as

  • Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Ieda Pelógia Martins Damian Universidade de São Paulo
  • Camila de Biaggi Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10220

Palabras clave:

Educação, Ciência da Informação, Informação

Resumen

A ciência da informação é um campo científico que ganha maior destaque no ambiente acadêmico do que no mercado de trabalho, o que resulta na falta de popularidade do campo perante a sociedade. Muitas outras áreas são reconhecidas pelas pessoas tanto em âmbito acadêmico quanto profissional, todavia, quando falamos da ciência da informação, muitos não conhecem exatamente o que é e onde atua um cientista da informação, que é empiricamente reconhecido como um profissional que lida com computação e/ou tecnologia, restritamente. Esse desconhecimento também acontece com algumas profissões relacionadas à ciência da informação, como a biblioteconomia, arquivologia e museologia, que diante desse contexto de pouca valoração acabam correndo o risco de ficarem a mercê do mercado de trabalho. Diante disso, a presente pesquisa tem como problema: a inserção do objeto informação como recurso de valor no processo de ensinoaprendizagem dos estudantes de nível fundamental e médio pode potencializar o reconhecimento popular da ciência da informação e das áreas correlatas? O objetivo geral é discutir a possibilidade de inserir atividades aos estudantes de nível fundamental e médio que demonstrem a importância e o valor da informação na sociedade. Para tanto, realizou-se uma pesquisa do tipo bibliográfica e de natureza qualitativa. Os resultados demonstram que, o objeto informação é a base para o desenvolvimento da comunidade escolar, sendo o veículo de conteúdos que proporciona a aquisição de conhecimentos. Como considerações finais, destaca-se que o valor da informação é imprescindível as atividades de ensinoaprendizagem para sanar as necessidades dos alunos do ensino fundamental e médio, ressaltando o papel da Ciência da Informação na área educacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Tecnóloga em Gestão Empresarial pela Faculdade de Tecnologia de Garça, onde realizou Iniciação Científica. Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UNESP de Marília-FFC, vinculada à linha de pesquisa: Gestão, Mediação e Uso da Informação e membro do grupo de pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - FFC).

Ieda Pelógia Martins Damian, Universidade de São Paulo

Docente da Universidade de São Paulo no curso de graduação em Ciência da Informação e Documentação do Departamento de Educação, Comunicação e Informação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FFCLRP/USP. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Unesp - Marília - SP. Possui graduação em Analise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994), mestrado em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP (2009), doutorado em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP (2012).

Camila de Biaggi, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-­ Câmpus Marília. Atualmente é discente do Programa de Pós-­Graduação em Ciência da informação, da Linha de Pesquisa Gestão, Mediação e Uso da Informação. Desenvolve o projeto sobre a A Atuação do Bibliotecário na Área da Saúde no Contexto da Gestão do Fluxo da Informação.

Citas

BELLUZZO, R, C B. Competências e novas condutas de Gestão: diferenciais entre bibliotecas e sistemas de informação. In: VALENTIM, M. L. P. (Ed.). Ambientes e fluxos de informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

BORKO, H. Information science: what is it?. American Documentation, v. 19, n. 1, p. 3-5, 1968. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/asi.5090190103 abstract>. Acesso em: 20 jan. 2018.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000. 630p.

CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac Editora, 2003. DE SORDI, J. O. Administração da informação: fundamentos e práticas para uma nova gestão do conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2008. 122p.

NAGEL, L. H. A sociedade do conhecimento no conhecimento dos educadores. Revista Urutágua, Maringá, v. 1, n. 4, maio. 2002. Disponível em: <http://www.urutagua.uem.br//04edu_lizia.htm >. Acesso em: 20 jan. 2018.

OLIVEIRA, S. Tratado de metodologia cientifica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. São Paulo: Pioneira, 2010.

TERUYA, T. Trabalho e educação na era midiática: um estudo sobre o mundo do trabalho na era da mídia e seus reflexos na educação. Maringá: Eduem, 2006. 185p.

Publicado

2018-11-09

Cómo citar

SANTOS, Beatriz Rosa Pinheiro dos; DAMIAN, Ieda Pelógia Martins; BIAGGI, Camila de. APLICAÇÃO DO OBJETO INFORMAÇÃO NAS PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: maneiras de popularizar a Ciência da Informação perante a sociedade. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 1, n. 2, p. 100–107, 2018. DOI: 10.33467/conci.v1i2.10220. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/conci/article/view/10220. Acesso em: 7 nov. 2024.

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.