PERCEPÇÕES SOBRE A MONITORIA NA DISCIPLINA “ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE BIBLIOTECAS II” DO BACHARELADO EM BIBLIOTECONOMIA

Autores/as

  • Jaqueline Santos Barradas Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Claudia Santos Souza Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10276

Palabras clave:

BiblioteconomiBiblioteconomia, Gestão de Biblioteca, Monitoria

Resumen

Apresenta o resultado da prática de monitoria da disciplina” Organização e Administração de Bibliotecas II”, do bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. A experiência ocorreu em duas turmas ao longo de 2017, permitindo que os discentes pudessem aprender sobre temas referentes à gestão de bibliotecas, por meios teóricos e práticos. Soma-se a isso a identificação de competências requeridas atualmente no âmbito do mercado de trabalho. A monitoria propicia o engajamento de discentes do bacharelado na prática de docência, através de atividades de planejamento, organização, atualização de conteúdo, além de atuação mediadora entre docente e corpo discente. Como recursos metodológicos da monitoria, utilizou-se a criação de um canal de comunicação em rede social, revisão bibliográfica, pesquisa e outros meios com conteúdos pertinentes à disciplina, agendamento de visitas técnicas, além da participação em eventos na área. Destaca-se a atuação do monitor como forma de dirimir possíveis problemas em relação ao conteúdo, à forma ou à agenda, propiciando, assim, melhor comunicação entre corpo discente e docente da disciplina.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jaqueline Santos Barradas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Ciência da Informação (IBICT, 2015). Mestre em Administração (IBMEC, 2008) e graduada em Biblioteconomia (UNIRIO, 1988). Professora adjunta da Escola de Biblioteconomia da UNIRIO( Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro).

Citas

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Classificação Brasileira de Ocupações. Disponível em: <http://www.ocupacoes.com.br/>. Acesso em: 27 dez. 2017.

______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 27 dez. 2017.

FRISON, Lourdes Maria Braggagnolo; MORAES, Márcia Amaral Corrêa de. As práticas de monitoria como possibilitadoras dos processos de autorregulação das aprendizagens discentes. Poíesis Pedagógica, v.8, n. 2, p.144-158, ago./dez. 2010. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/14064/8885>. Acesso em: 28 dez. 2017.

GUIMARÃES, José Augusto Chaves. O moderno profissional da informação: elementos para sua formação no Brasil. Transinformação, Campinas, v.9, n.1, p.124-137, jan./abr.1997. Disponível em: <http://periodicos.puccampinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/1597/1569. Acesso em: 28 dez. 2017.

NUNES, J.B.C. Monitoria Acadêmica: espaço de formação. In: SANTOS, M. M.; LINS, N. M. A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidades de trajetórias. Natal: Edufim, 2007, p.45-57.

SANTOS, Jussara Pereira. O moderno profissional da informação: o bibliotecário e seu perfil face aos novos tempos. Informação & Informação, Londrina, v. 1, n. 1, p. 5-13, jul. 1996. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1613>. Acesso em: 28 dez. 2017.

SILVEIRA, Eduardo; SALES, Fernanda de. A importância do Programa de Monitoria o ensino de Biblioteconomia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). InCid: R.Ci. Inf. E Doc., Ribeirão Preto, v. 7, n. 1, p.131-149, mar./ago.

Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/89337>. Acesso em: 27 dez. 2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Escola de Biblioteconomia. Projeto político-pedagógico do curso de Bacharelado em Biblioteconomia. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: <http://www2.unirio.br/unirio/cchs/eb/projeto-politico-pedagogico-bacharelado>. Acesso em: 27 dez. 2017.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2011.

Publicado

2018-11-09

Cómo citar

BARRADAS, Jaqueline Santos; SOUZA, Claudia Santos. PERCEPÇÕES SOBRE A MONITORIA NA DISCIPLINA “ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE BIBLIOTECAS II” DO BACHARELADO EM BIBLIOTECONOMIA. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 1, n. 2, p. 196–202, 2018. DOI: 10.33467/conci.v1i2.10276. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/conci/article/view/10276. Acesso em: 22 dic. 2024.