RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CAMPO DE PESQUISA: análise do planejamento e aplicação de uma ação informacional
DOI:
https://doi.org/10.33467/conci.v1i1.8352Resumen
Trata da trajetória de atuação do pesquisador no campo de pesquisa empírica, visando mostrar como foi construída e aplicada uma ação de informação, a partir do desejo e necessidade de moradores de uma comunidade urbana, os quais desejavam uma preparação para o mercado de trabalho. O objetivo é apresentar a caracterização da amostra, o olhar do pesquisador e os fluxos de comunicação delineados ao aplicar esta ação, além dos recursos didáticos utilizados. Ressalta-se que esta comunicação é um recorte dos resultados de pesquisa de uma tese de doutorado em Ciência da Informação O percurso metodológico para construção capacitação foi inspirado pela teoria de aprendizagem e de processamento de informação de Gagné (1980), e durante a aplicação utilizou-se o diário de campo para anotar todas as impressões e expressões dos moradores participantes da ação. Os resultados demonstram que em um ambiente complexo como uma comunidade é preciso respeitar e entender a cultura do outro. Conclui-se que levar instrumentos prontos a serem utilizados nesta realidade e tentar moldar os seres que a compõem, não permitiria coletar a riqueza de informações que podem ser coletadas, observar comportamentos e posturas. Além isso, é fundamental trabalhar com base em um processo de ensino-aprendizagem pautado em uma educação progressista, não autoritária, dialógica e interacionista.
Descargas
Citas
ALVES, T. L. B.; PEREIRA, S. S.; CABRAL, L. do N. A utilização de charges e tiras humorísticas como recurso didático-pedagógico mobilizador no processo de ensino-aprendizagem da Geografia. Educação, Santa Maria, v. 38, n. 2, p. 417-432, maio/ago., 2013.
BELMONTE, L. T. El professor mediador del aprendizaje. Chile: Arrayán Editores S. A., 2007.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
______. Pedagogia do oprimido. 27. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GAGNÉ, Robert M. Princípios Essenciais da Aprendizagem para o Ensino. Tradução Rute Vivian Angelo. Porto Alegre: Ed. Globo, 1980.
GOMES, Henriette. Práticas pedagógicas e espaços informacionais da universidade: possibilidades de integração na construção do espaço crítico. 2006. 371f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2006.
PIAGET, J. Aprendizagem e conhecimento. Tradução Equipe da Livraria Freitas Bastos. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974.
______. Biologia e conhecimento: ensaio sobre as relações entre as regulações orgânicas e os processos cognoscitivos. Tradução de Franscisco M. Guimarães. Petrópolis: Vozes, 1973.
VARELA, A. V.; BARBOSA, M. A. Acesso ao conhecimento, mediação e multirreferencialidade. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 14, p. 187-203, 2009.
VARGAS, S. L.; MAGALHÃES, L. M. O gênero tirinhas: uma proposta de sequência didática. Educ. foco, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 119-143, mar./ago., 2011.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
ConCI adopta la Licencia CC BY 4.0 , donde los licenciatarios tienen derecho a copiar, distribuir, exhibir y ejecutar el trabajo y realizar trabajos derivados de él, siempre que se dé el debido crédito al autor o al licenciante.
El ConCI considera que el autor posee los derechos de autor sobre su producción, pero el autor debe estar de acuerdo en otorgarle a la revista el derecho a la primera publicación. Además, el autor debe estar de acuerdo en que:
• En cualquier publicación en repositorios institucionales, capítulos de libros u otras producciones resultantes de trabajos publicados en ConCI, se debe dar el debido crédito a la publicación inicial.
• están autorizados a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos así como incrementar el impacto y citación del trabajo publicado por ConCI.