METODOLOGIAS ATIVAS: UMA AÇÃO COLABORATIVA PARA A FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES
DOI :
https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10268Mots-clés :
Metodologia ativa, Sala de aula invertida, Formação de Multiplicadores.Résumé
Este trabalho tem como objetivo descrever uma ação que, ao considerar os princípios das metodologias ativas, foi planejada para a formação de multiplicadores a partir do desenvolvimento de ações colaborativas entre estudantes e professores de diferentes cursos de graduação da Universidade Federal de Pernambuco, campus Recife - PE. Como referencial teórico dissertou sobre as metodologias ativas e a sala de aula invertida, considerada pelos autores como um dos métodos que mais se aproximou da experiência. Por metodologias ativas compreendem-se as estratégias que levam em conta a realidade concreta e a necessidade de se trabalhar, além das questões técnicas, as emoções e as relações interpessoais (FERNANDES et al. 2005). Na metodologia, realizou-se observação da prática. Os resultados demostraram que ao longo de sete meses foi possível desenvolver um processo educativo transformador por meio da empatia, da colaboração e da experimentação.Téléchargements
Références
ANASTASIOU; L. G. C.; ALVES, L. P. Processos de ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 5. ed. Joinville, SC: Univllle, 2005.
BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016.
CHAGA, M. M.; BOPPRÉ, D. F. Ensaios de um professor invertido. In: DIAS, Simone Regina; VOLPATO, Arceloni Neusa (Orgs). Práticas inovadoras em metodologias ativas. Florianópolis: Contexto Digital, 2017.
FERNANDES, J. D. et al. Diretrizes curriculares e estratégias para implantação de uma nova proposta pedagógica. Rev. Esc. Enferm. USP, São Paulo, v. 39, n. 4, p. 443-449, dez.2005.
MESQUITA, S. K. C.; MENESES, R. M. V.; RAMOS, D. K. R. Metodologias ativas de ensino/aprendizagem: dificuldades de docentes de um curso de enfermagem. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 14 n. 2, p. 473-486, maio/ago, 2016.
PROFETA, R. A.; PROFETA, G. A. C. Aprendizado Focalizado Baseado em Equipe (AFbE) na Capacitação de Multiplicadores: uma proposta de metodologia didática. In: SCHLIEMANN, A. L.; ANTONIO, J. L. (Orgs). Metodologias ativas na Uniso: formando cidadãos participativos. Sorocaba, SP: Eduniso, 2016.
WALL, M. L.; PRADO, M. L.; CARRARO, T. E. A experiência de realizar um Estágio Docência aplicando metodologias ativas. Acta Paul Enferm, v. 21, n. 3, p. 515-519, 2008.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
ConCI adopte la licence CC BY 4.0 , selon laquelle les titulaires de licence ont le droit de copier, distribuer, afficher et exécuter le travail et d'en faire des travaux dérivés, à condition que le crédit en soit accordé à l'auteur ou au concédant de licence.
ConCI considère que l'auteur détient les droits d'auteur sur sa production, mais l'auteur doit accepter d'accorder à la revue le droit à la première publication. De plus, l'auteur doit accepter que :
• dans toute publication dans des dépôts institutionnels, chapitres de livres ou autres productions résultant d'ouvrages publiés dans ConCI, le crédit doit être accordé à la publication initiale.
• sont autorisés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple, dans des référentiels institutionnels ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des changements productifs et augmenter l'impact et la citation du travail publié par ConCI.