Ensino de História inclusivo

revisão de escopo

Autores

Palavras-chave:

ensino de história, inclusão escolar, HQs, aprendizagem imaginativa, TEA

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma revisão de escopo realizada em 2025, vinculada ao projeto “Desenhando a História: o ensino inclusivo da História Local por meio de HQs em Moita Bonita/SE.” A pesquisa analisou 1.407 registros de dissertações e teses de pós-graduação em História, dos quais 11 textos foram examinados integralmente, distribuídos em três eixos: HQs e ensino de História, inclusão escolar com foco no Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a Teoria da Aprendizagem Imaginativa de Kieran Egan. Os resultados apontam predominância de estudos sobre HQs e inclusão, mas revelam lacuna na articulação entre imaginação, História Local e práticas pedagógicas inclusivas.

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Biografia do Autor

Maryane Medeiros, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação Profissional em Ensino de História na Universidade Federal de Sergipe (ProfHistória/UFS) e licenciada em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Desenvolve pesquisas voltadas à inclusão escolar no ensino de História, com formação em Neuroeducação, concluída pelo curso de Formação de Professores em Neuroeducação (SEB-MEC). É professora da Escola Municipal Terezinha Santana dos Santos (Moita Bonita/SE) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). ID Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/1145717819057499; ID ORCID: https://orcid.org/0009-0005-4730-257X; E-mail: maryanemedeiros@academico.ufs.br.

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Publicado

2025-10-11

Como Citar

Medeiros, M. (2025). Ensino de História inclusivo: revisão de escopo. Crítica Historiográfica, 5(25), 44–54. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/criticahistoriografica/article/view/23872

Edição

Seção

Artigos de revisão