Sobre a Revista
Crítica Historiográfica publica resenhas de livros e artigos de revisão resultantes da reflexão, investigação, comunicação e/ou consumo da escrita da História.
A revista cumpre o objetivo de fomentar a cultura da avaliação da escrita da História, com foco no diálogo entre autores(as) de resenhas e autores(as) e leitores(as) de obras de História.
A revista também se engaja na valorização dos gêneros textuais resenha e artigo de revisão como instrumentos de comunicação científica, reivindicando, inclusive, a inclusão do primeiro (a resenha) como produto intelectual na Plataforma Lattes e no Sistema de Coletas Capes.
Trata-se de empreendimento criado e mantido por um consórcio de grupos de pesquisa radicados em instituições públicas de ensino superior: a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Universidade Regional do Cariti (URCA).
ISSN 2764-2666
Edição Atual
Este número da Crítica Historiográfica apresenta 10 resenhas que discutem temas como racialidade, memória, espiritualidades afro-brasileiras, decolonialidade, iconografia, trajetórias intelectuais, cultura operária e educação rural. Além disso, a edição traz um artigo de revisão sobre o letramento histórico no ProfHistória, bem como análises do Observatório das Revistas Brasileiras de História, que se concentram nas políticas de Inteligência Artificial e nas atividades recentes do Fórum de Editores de Revistas de História. O destaque da capa é o professor João Maurício Gomes Neto, especialista no ensino de História e na historiografia de Rondônia.