Editatonas do História Editorial

Revelando a invisibilidade das revistas brasileiras de História

Autores

Palavras-chave:

divulgação científica, história da historiografia, wikidata, revistas de história

Resumo

Este texto noticia o trabalho do História Editorial, laboratório dedicado à edição e divulgação científica voltadas ao fortalecimento das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008. Destaca a criação e consolidação do banco de dados sobre revistas brasileiras de História e sua integração ao Wikidata por meio da Editatona Revistas de História na Wiki, realizada em parceria com a Wikimedia Brasil. A iniciativa combina pesquisa, formação estudantil e preservação digital, democratizando o acesso ao conhecimento e ampliando a visibilidade das produções historiográficas nacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Maria Barbosa de Oliveira, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO e FUNDAÇÃO PRÓ-ESPORTE DE SANTOS/SP

Doutora em Educação Física e Esporte pela Universidade de São Paulo (USP). É pesquisadora vinculada ao laboratório História Editorial e ao Laboratório de Gestão, Políticas, Marketing e Comunicação em Esporte e Educação Física (Lagecom) da USP, atleta e bolsista da Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes). Entre outros trabalhos, publicou: General Abreu e Lima: um pensador dos trópicos e O hibridismo na poesia de Florbela Espanca. ID Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/5122476352421521; ID ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1745-6277; E-mail: damassemgambitos@gmail.com.

Downloads

Publicado

2025-10-11

Como Citar

Oliveira, T. M. B. de. (2025). Editatonas do História Editorial : Revelando a invisibilidade das revistas brasileiras de História. Crítica Historiográfica, 5(25), 55–59. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/criticahistoriografica/article/view/23874

Edição

Seção

Observatório das Revistas Brasileiras de História