Sobre a Revista
Foco e Escopo
A revista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais (EDaPECI) é um periódico quadrimestral apoiado por organismos de ensino e pesquisa das Universidades Federais de Sergipe (UFS) e de Alagoas (UFAL). O periódico tem como objetivo a divulgação científica nas temáticas apresentadas em seu título. Neste espaço, a educação é o eixo transversal para discutir, divulgar, apontar soluções ou, até mesmo, questionar assuntos relativos às modalidades de educação presencial e a distância, educação e comunicação, formação de professores, informática na educação, inclusão e interculturalismo.
É uma Revista plural por nascimento!
ISSN: 2176-171X
QUALIS 2017-2020: A4
Processo de Avaliação pelos Pares
DA AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS SUBMETIDOS À REVISTA EDAPECI
Os artigos são avaliados “às cegas” (sem identificação de autoria) pelo Conselho Deliberativo e pela(s) Comissão Editorial Nacional ou Internacional da revista, com reconhecida competência nos temas abordados, diversificados regional e institucionalmente, com parecer final da editoria científica. O prazo máximo para o processo avaliativo é de três meses. Os aspectos considerados na avaliação dos artigos são os seguintes:
- questões referentes à forma: os aspectos gramaticais e estilísticos.
- questões referentes ao conteúdo: a relevância do tema abordado, a definição da questão principal, a estrutura, o desenvolvimento e a conclusão do trabalho.
Os pareceres envolvem quatro tipos de julgamento:
- aceitar – o trabalho é aceito, aprovado e programado para publicação, podendo sofrer eventuais ajustes (respeitando-se o estilo e as opiniões dos autores, com vista a manter a qualidade editorial da revista.) na fase de revisão final do texto e do layout. Uma vez que o trabalho é aceito, o(s) autor(es) são informados por e-mail (conforme contato principal informado na submissão), via sistema da revista.
- revisões requeridas – O artigo é aprovado, desde que sejam realizadas as modificações solicitadas pelos avaliadores (pareceristas). Com isso, o(s) autor(es) devem providenciar os ajustes no trabalho, enviando nova versão para avaliação final.
- rejeitado – O artigo é recusado, sendo o(s) autor(es) informado(s) sobre esta decisão dos avaliadores (pareceristas).
- rejeitado "Submissão Inadequada" – O artigo é rejeitado por se tratar de submissão não adequada ao foco e escopo da revista.
Destaca-se que o trabalho será enviado a dois avaliadores (pareceristas). Havendo divergência de avaliação, o trabalho será encaminhado para um terceiro parecerista, defindo, assim, o resultado final da submissão.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Indexação/Indexation
A Revista EDaPECI encontra-se indexada em/The EDaPECI Journal is indexed in:
Web of Science - Emerging Sources Citation Index ;
Directory of Open Access Journals - DOAJ
European Reference Index for the Humanities and Social Sciences - ERIH PLUS
Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras - DIADORIM;
Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa - IRESIE;
Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico - REDIB;
Red Latinoamericana de Revistas - LATINREV;
Ulrichsweb: Ulrich’s Periodicals Directory;
Directory of Research Journals Indexing - DRJI;
Information Matrix for the Analysis of Journals - MIAR;
Sumários de Revistas Brasileiras - SUMÁRIOS.ORG;
-------------------------------------------------------------------
A Revista EDaPECI consta na Plataforma Sucupira/CAPES - Qualis Periódicos, classificada no estrato A4 para o quadriênio 2017-2020, nas seguintes áreas:
The EDaPECI Journal is listed on the Sucupira/CAPES Platform - Qualis Periódicos, classified as A4 for the 2017-2020 quadrennium, in the following areas:
Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo
Arquitetura, Urbanismo e Design
Biodiversidade
Ciência da Computação
Ciências Ambientais
Comunicação e Informação
Economia
Educação
Enfermagem
Engenharias I
Ensino
Interdisciplinar
Linguística e Literatura
Medicina I
Saúde Coletiva
Sociologia
ISSN: 2176-171X
Código de Conduta Editorial
Política de Ética em Publicações e Declaração de Procedimentos Impróprios em Publicações.
Este Periódico de Open Acess na área de Educação e Comunicação (Revista) tem o compromisso com a ética e qualidade de suas publicações. Padrões de comportamento ético são almejados por todas as partes – atores- envolvidas na publicação em nossa revista como o autor, o editor da revista, os revisores, avaliadores ad hoc, membros do conselho científico e editorial. Entre práticas não aceitáveis pela revista é a do plágio e auto plágio, mudanças somente de títulos em artigos anteriormente publicados, declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas, bem como outras práticas não desejáveis.
Deveres dos editores:
• Decisão de publicação: Os editores da revista são os responsáveis pela deliberação sobre quais dos artigos submetidos à revista devem ser publicados, após a decisão dos avaliadores, os quais são escolhidos pelo método double blind review. Os editores são guiados pelas políticas do conselho editorial da revista e em estrita observância aos requisitos legais em matéria de difamação, violação de direitos autorais e plágio. Os editores podem consultar o Conselho Editorial ou colaboradores na tomada de decisões. O Conselho Editorial é constituído por representantes acadêmicos de diferentes instituições de ensino e pesquisa e diversas regiões do país e do exterior. Cabe, também, a cada membro do Conselho Editorial a função de ouvidor da comunidade científica atuante na área, garantindo a credibilidade acadêmica e a postura que se espera de uma revista científica.
• Regras justas: Os editores devem avaliar manuscritos no tocante ao seu conteúdo intelectual, sem distinção de raça, sexo, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, nacionalidade, ou a filosofia política dos autores e sem conflito de interesses.
• Confidencialidade: Os editores e qualquer membro da equipe editorial não devem divulgar quaisquer informações sobre um manuscrito submetido a qualquer outra pessoa, com exceção do próprio autor, revisores, potenciais colaboradores e outros conselheiros editoriais.
• Divulgação e conflitos de interesse: Os editores não devem usar informações que não tenham sido publicadas em sua própria investigação sem o consentimento expresso e por escrito do autor. Os editores devem se abster de avaliar manuscritos nos quais tenha algum conflito de interesse, resultante de relacionamentos competitivos ou colaborativos ou qualquer outro tipo de relacionamento ou conexões com qualquer um dos autores, empresas ou (possivelmente) instituições que estejam ligadas / conectadas aos artigos. Aos editores não caberá avaliar artigo de sua autoria, mesmo em co-autoria. Os editores poderão publicar artigos de sua lavra na presente revista, sem que passe por avaliação às cegas por seus pares, contanto que o mesmo artigo já tenha sido anteriormente publicado, seja por meio impresso e ou digital, mas que já tenha passado por qualquer sistema de avaliação. Os editores poderão, também, convidar autor de alto reconhecimento técnico e acadêmico para escrever artigo como colaborador/convidado para a EDaPECI.
• Participação e cooperação nas investigações: Os editores devem tomar medidas de resposta razoáveis quando reclamações éticas foram apresentadas em relação a um manuscrito submetido ou artigo publicado.
• Erros fundamentais em obras publicadas: Quando um autor identificar um erro significativo ou imprecisão na sua própria obra publicada, é obrigação do autor notificar imediatamente os editores da revista e cooperar para retratar ou corrigir o artigo. Isso deve ser realizado por meio do endereço eletrônico da revista. Os editores deverão retirar qualquer artigo de publicação da revista, caso o autor assim o deseje e se manifeste pelo email da revista – revistaedapeci@gmail.com, no prazo máximo de 10 dias da publicação.
Os editores poderão aceitar publicação de artigo não inédito contanto que no bojo do mesmo venha indicando a fonte de sua primeira publicação e a devida autorização do Publisher anterior, sobretudo quando o artigo tenha sido publicado por meio impresso e comercial.
Deveres dos revisores:
• Contribuição para a decisão editorial: A revisão por pares às cegas auxilia os editores na tomada de decisões editoriais e por meio das comunicações editoriais com o autor pode, também, auxiliar os mesmoe no aperfeiçoamento do artigo.
• Pontualidade: Qualquer avaliador selecionado que não se sinta qualificado para avaliar a pesquisa relatada em um manuscrito ou souber que a sua imediata revisão será impossível deve notificar o editor e declinar do processo de revisão no prazo de até 05 (cinco) dias.
• Padrões de objetividade: Os comentários devem ser conduzidos de forma objetiva e os avaliadores devem expressar suas opiniões claramente, com argumentos de apoio de acordo com o formulário de avaliação que os mesmos recebem no momento do envio às cegas do artigo para avaliar. Quando do envio da decisão editorial, e caso o autor queira ter acesso ao formulário de avaliação, este será encaminhado, no entanto sem a identificação do avaliador, por questão de sigilo e ética.
Focus and Scope
The journal Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais (EDaPECI) is a quarterly journal supported by teaching and research organizations of the Federal Universities of Sergipe (UFS) and Alagoas (UFAL). The journal has as objective the scientific divulgation in the themes presented in its title. In this space, education is the transversal axis to discuss, disseminate, point out solutions or even question issues related to the modalities of face-to-face and distance education, education and communication, teacher training, information technology in education, inclusion and interculturalism.
It is a plural journal by birth!
ISSN: 2176-171X
Peer Review Process
EVALUATION OF THE WORK SUBMITTED TO EDAPECI JOURNAL
The articles are evaluated "blindly" (without identification of authorship) by the Deliberative Council and by the National or International Editorial Commission of the journal, with recognized competence in the subjects approached, diversified regionally and institutionally, with final opinion from the scientific editor. The maximum period for the evaluation process is three months. The aspects considered in the evaluation of the articles are the following:
- questions regarding form: grammatical and stylistic aspects.
- questions concerning the content: the relevance of the theme addressed, the definition of the main issue, the structure, development and conclusion of the work.
The opinions involve four types of judgment:
- acceptance - the work is accepted, approved and scheduled for publication, and may undergo eventual adjustments (respecting the style and opinions of the authors, in order to maintain the editorial quality of the journal.) in the final revision phase of the text and layout. Once the paper is accepted, the author(s) are informed by e-mail (according to the main contact informed at submission), via the journal system.
- Required revisions - The article is approved as long as the changes requested by the evaluators (referees) are made. With this, the author(s) must provide the adjustments in the work, sending a new version for final evaluation.
- Rejected - The article is rejected and the author(s) are informed about this decision by the evaluators (reviewers).
- Rejected "Inadequate Submission" - The article is rejected because it is not appropriate to the focus and scope of the journal.
It should be noted that the paper will be sent to two evaluators (referees). In case of divergence of evaluation, the paper will be sent to a third evaluator, thus defending the final result of the submission.
Free Access Policy
This journal offers immediate free access to its content, following the principle that making scientific knowledge available to the public free of charge provides greater worldwide democratization of knowledge.
Editorial Code of Conduct
Policy on Ethics in Publications and Declaration of Improper Procedures in Publications.
This Open Access Journal in the area of Education and Communication (Journal) is committed to the ethics and quality of its publications. Standards of ethical behavior are sought by all parties - actors - involved in the publication of our journal such as the author, editor of the journal, reviewers, ad hoc reviewers, members of the scientific and editorial board. Among practices not acceptable to the journal is that of plagiarism and self-pollagiarism, changes only of titles in previously published articles, fraudulent or intentionally inaccurate statements, as well as other practices not desirable.
Duties of the editors:
- Publication decision: The editors of the journal are responsible for deciding which articles submitted to the journal should be published, after the decision of the reviewers, who are chosen by the double blind review method. The editors are guided by the journal's editorial board policies and in strict compliance with the legal requirements regarding defamation, copyright violation and plagiarism. Editors may consult the Editorial Board or collaborators in making decisions. The Editorial Board is composed of academic representatives from different teaching and research institutions and different regions of the country and abroad. Each member of the Editorial Board is also responsible for obeying the scientific community acting in the area, guaranteeing the academic credibility and the posture expected from a scientific journal.
- Fair rules: Editors should evaluate manuscripts with respect to their intellectual content, without distinction of race, sex, sexual orientation, religious belief, ethnic origin, nationality, or the authors' political philosophy and without conflict of interest.
- Confidentiality: The editors and any member of the editorial team should not disclose any information about a manuscript submitted to any other person, with the exception of the author himself, reviewers, potential collaborators and other editorial advisors.
- Disclosure and conflicts of interest: Editors should not use information that has not been published in their own research without the express written consent of the author. Editors should refrain from evaluating manuscripts in which they have any conflict of interest, resulting from competitive or collaborative relationships or any other type of relationship or connections with any of the authors, companies or (possibly) institutions that are connected / connected to the articles. The editors will not be responsible for evaluating articles of their authorship, even in co-authorship. The editors may publish articles of their own in this journal, without blind evaluation by their peers, provided that the same article has been previously published, either in printed or digital form, but has already gone through any evaluation system. The editors may also invite authors of high technical and academic recognition to write an article as collaborators/invited to EDaPECI.
- Participation and cooperation in investigations: The editors should take reasonable response measures when ethical complaints have been filed regarding a submitted manuscript or published article.
- Fundamental errors in published works: When an author identifies a significant error or inaccuracy in his own published work, it is the author's obligation to notify the editors of the journal immediately and to cooperate in portraying or correcting the article. This should be done through the journal's e-mail address. The editors should withdraw any article from the journal if the author so desires and manifest himself by the journal's email - revistaedapeci@gmail.com, within a maximum of 10 days of publication.
The editors may accept unpublished articles as long as they indicate the source of their first publication and the authorization of the previous Publisher, especially when the article has been published in printed and commercial media.
Reviewers' duties:
- Contribution to the editorial decision: The blind peer review assists the editors in making editorial decisions and through the editorial communication with the author can also help them and improve the article.
- Punctuality: Any selected reviewer who does not feel qualified to evaluate the research reported in a manuscript or knows that its immediate review will be impossible should notify the editor and decline the review process within 05 (five) days.
- Standards of objectivity: Comments should be conducted objectively and evaluators should express their opinions clearly, with supporting arguments according to the evaluation form they receive when blindly sending the article to be evaluated. When the editorial decision is sent, and if the author wants to have access to the evaluation form, it will be sent, however without the identification of the evaluator, for reasons of confidentiality and ethics.
Formulário de avaliação de artigos da EDaPECI / EDaPECI articles evaluation form
Avaliador/Evaluator:
1. Adequação do título ao conteúdo/Adequacy of the title to the content
/Very Good
/Good
/Average
/Poor
/Defective
2. Originalidade/Originality
3. Clareza da redação/Clarity of wording
4. Organização do texto/Organization of the text
5. Tabelas, quadros, gráficos e figuras/Tables, charts, graphs and figures
6. Clareza na definição do problema/Clarity in defining the problem
7. Abrangência da revisão bibliográfica/Scope of the bibliographical review
8. Relações do problema com a literatura/Relations of the problem with literature
9. Descrição da metodologia/Description of the methodology
10. Adequação da metodologia ao problema/Adequacy of the methodology to the problem
11. Profundidade de análise/Depth of analysis
12. Coerência das conclusões com objetivos/Consistency of conclusions with objectives
Comentários/Comments:
Recomendação final/Final recommendation:
O artigo deve ser rejeitado/The article should be rejected.
O artigo deve ser publicado se incorporar as modificações sugeridas/The article should be published if it incorporates the suggested changes.
O artigo deve ser publicado sem alterações/The article should be published without amendment.
Avaliador:
• Reconhecimento da fonte: Os pares avaliadores devem identificar obras publicadas relevantes que não tenham sido citadas pelos autores. O revisor também deve indicar aos editores sobre qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o manuscrito em questão e qualquer outro documento publicado de que tenham conhecimento pessoal.
• O autor de vários artigos publicados na revista, que possa não estar no Conselho Editorial, também poderá ser convidado a dar parecer sobre artigo submetido á publicação na revista.
Deveres dos autores:
• Padrões de relato: Os autores de relatórios de pesquisas originais deverão apresentar um relato preciso do trabalho realizado, bem como uma análise objetiva de seu significado. Dados subjacentes devem ser apresentados com precisão no artigo. Um documento deve conter detalhes e referências suficientes para permitir que outros possam replicar o trabalho. Declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas constituem um comportamento antiético e são inaceitáveis.
• Originalidade e plágio: Os autores devem garantir que suas obras sejam totalmente originais, e se os autores usaram o trabalho e / ou palavras de outros autores estas devem ter sido devidamente citadas ou cotadas. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável.
• Publicações múltiplas, redundantes ou concorrentes: Um autor não deve, em geral, publicar manuscritos que descrevem essencialmente a mesma pesquisa em mais de uma revista ou publicação primária. Submeter o mesmo manuscrito a mais de uma revista simultaneamente ou publicar o mesmo artigo em diferentes revistas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável.
• Reconhecimento de fontes: O reconhecimento adequado do trabalho de outros auores deve ser feito sempre. Os autores devem citar as publicações que têm sido influente na determinação da natureza do trabalho relatado. As informações obtidas em caráter privado, como na conversa, correspondência, ou discussão com terceiros, não devem ser utilizados ou relatados sem permissão explícita e por escrito da fonte. As informações obtidas no curso de serviços confidenciais, como manuscritos de arbitragem ou pedidos de subvenção, não devem ser utilizados sem a autorização explícita e por escrito do autor do trabalho envolvido nesses serviços.
• Autoria do artigo: A autoria deve ser limitada a aqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Outros que tenham participado em certos aspectos substantivos do projeto de pesquisa também devem ser reconhecidos ou listados como contribuidores. O autor deve se assegurar que todos os coautores adequados e nenhum inadequado sejam incluídos no artigo, e que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do documento e concordaram em sua apresentação para publicação.
• Divulgação e conflitos de interesses: Todos os autores devem divulgar em seus manuscritos qualquer conflito de interesse financeiro ou substantivo/material que poderiam influenciar os resultados ou as interpretações em seus manuscritos. Todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser divulgadas.
Deveres do editor:
A obtenção de verbas de publicidade, reimpressão ou outra receita comercial não gerará qualquer impacto ou influência sobre as decisões editoriais, pois um dos objetivos científicos da revista é a ampla divulgação do conhecimento.
Os editores divulgam os artigos da revista em mídias sociais, em vários grupos destas mídias. A EDaPECI mantém a página https://www.facebook.com/edapeci.edapeci.35, com o objetivo da maior divulgação do conhecimento produzido nos artigos publicados.
Evaluator:
- Recognition of source: Evaluating pairs should identify relevant published works that have not been cited by the authors. The reviewer should also indicate to the editors any substantial similarity or overlap between the manuscript in question and any other published document of which they have personal knowledge.
- The author of several articles published in the journal, who may not be on the Editorial Board, may also be invited to give his opinion on articles submitted for publication in the journal.
Authors' duties:
- Reporting standards: The authors of original research reports should present an accurate account of the work carried out, as well as an objective analysis of its meaning. Underlying data should be accurately presented in the article. A document should contain sufficient details and references to allow others to replicate the work. Fraudulent or intentionally inaccurate statements constitute unethical behavior and are unacceptable.
- Originality and plagiarism: Authors should ensure that their work is completely original, and if the authors have used the work and/or words of other authors these should have been properly cited or quoted. Plagiarism, in all its forms, constitutes unethical publication behavior and is unacceptable.
- Multiple, redundant or competing publications: An author should not, in general, publish manuscripts that describe essentially the same research in more than one journal or primary publication. Submitting the same manuscript to more than one journal simultaneously or publishing the same article in different journals constitutes unethical publishing behaviour and is unacceptable.
- Recognition of sources: Proper recognition of other authors' work should always be done. Authors should cite publications that have been influential in determining the nature of the reported work. Information obtained on a private basis, such as in conversation, correspondence, or discussion with third parties, should not be used or reported without explicit written permission from the source. Information obtained in the course of confidential services, such as arbitration manuscripts or grant applications, should not be used without the explicit written permission of the author of the work involved in those services.
- Authorship of the article: Authorship should be limited to those who have made a significant contribution to the conception, design, execution or interpretation of the reported study. All those who have made significant contributions should be listed as co-authors. Others who have participated in certain substantive aspects of the research project should also be recognized or listed as contributors. The author should ensure that all appropriate and no inappropriate co-authors are included in the article, and that all co-authors have seen and approved the final version of the document and have agreed to its submission for publication.
- Disclosure and conflicts of interest: All authors must disclose in their manuscripts any financial or substantive conflicts of interest that could influence the results or interpretations in their manuscripts. All sources of financial support for the project should be disclosed.
Duties of the editor:
The obtaining of advertising, reprint or other commercial revenue will not generate any impact or influence on editorial decisions, because one of the scientific objectives of the journal is the broad dissemination of knowledge.
The editors publish the journal's articles in social media, in various groups of these media. EDaPECI maintains the page https://www.facebook.com/edapeci.edapeci.35, with the objective of the wider dissemination of the knowledge produced in the published articles.
Taxa de autor(es)/ Author fees
Submissão, revisão e publicação do artigo: sem taxa/ Article Submission, review and publication: free.
* Esta Política de Ética é baseada em recomendações da Elsevier, Scopus, Scielo e do COPE Diretrizes de Melhores Práticas para Editores de Revistas.
* This statement is based on Elsevier recommendations and COPE's Best Practice Guidelines for Journal Editors.
Fonte original/Original source: http://publicationethics.org/files/Code_of_conduct_for_journal_editors_1.pdf
Direitos autorais 2018 Revista EDaPECI/Copyright 2018 EDaPECI Journal
Licença Creative Commons/Creative Commons License
A Revista EDaPECI, na integralidade de seus trabalhos publicados, está licenciado sob a "Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional".
The EDaPECI Journal, in all its published works, is licensed under the "Creative Commons Attribution-Noncommercial-SemDerivation 4.0 International License".
Política de Governança
O Conselho Editorial é constituído por representantes acadêmicos de diferentes instituições de ensino e pesquisa e diversas regiões do país e do exterior. Os seus membros atuam, preferencialmente, mas não exclusivamente, na área da Educação. Cada membro atua como conselheiro científico e dos editores, interpretando e sugerindo aperfeiçoamentos na Política Editorial, divulgando a revista, posicionando-se como árbitro em questões estratégicas do envolvimento da EDaPECI no meio acadêmico e profissional. Cada membro assume, também, a função de ouvidor da comunidade científica atuante na área, garantindo a credibilidade acadêmica e a postura que se espera de uma revista científica. Trata-se de um colegiado interinstitucional, cuja atuação é feita de forma coletiva e democrática. A sua missão é assegurar a credibilidade dos procedimentos editoriais adotados e assumir a responsabilidade científica da revista. Esse conselho deve estar permanentemente ativo no cumprimento das definições gerais da política editorial da revista e, também, dos procedimentos editoriais previstos, particularmente no que se refere à garantia de consistência e qualidade das publicações. O Conselho Editorial não interfere na operacionalidade da revista, a qual é de responsabilidade do editor executivo e sua equipe que atua no fluxo de trabalho, com auxílio do sistema Open Journal System – OJS. Os editores gerente e executivo atuam na seleção prévia de artigos encaminhados para a revista, no controle de plágio e auto plágio em várias bases e, também, na distribuição dos artigos entre os pareceristas (método double blind peer review). Os editores devem ter uma postura ativa e articulada nas ações junto ao Conselho Editorial e Conselho Deliberativo. Este último é responsável pelo delineamento das políticas gerais sobre a EDaPECI, constituindo-se em instância superior e final sobre questões no âmbito da administração geral da revista e sua relação com a comunidade acadêmico-científica. Um fluxograma das atividades do processo de editoração científica está explicitado na plataforma OJS, no item “Sobre/Sobre o Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas”. Email da EDaPECI: revistaedapeci@gmail.com
Governance Policy
The Editorial Board is composed of academic representatives from different teaching and research institutions and different regions of the country and abroad. Its members act, preferably, but not exclusively, in the area of Education. Each member acts as scientific advisor and of the editors, interpreting and suggesting improvements in the Editorial Policy, disclosing the journal, positioning itself as an arbitrator in strategic issues of EDaPECI's involvement in the academic and professional environment. Each member also assumes the role of ombudsman of the scientific community acting in the area, ensuring the academic credibility and the posture expected from a scientific journal. It is an inter-institutional collegiate, whose performance is done in a collective and democratic way. Its mission is to ensure the credibility of the editorial procedures adopted and to assume the scientific responsibility of the journal. This board must be permanently active in complying with the general definitions of the journal's editorial policy and also with the editorial procedures foreseen, particularly with regard to the guarantee of consistency and quality of publications. The Editorial Board does not interfere in the journal's operation, which is the responsibility of the executive editor and his team that acts in the workflow, with the help of the Open Journal System - OJS. The managing and executive editors act in the prior selection of articles forwarded to the journal, in the control of plagiarism and self-pleagiarism on various bases and also in the distribution of articles among the referees (double blind peer review method). The editors must be active and articulate in their actions with the Editorial Board and Deliberative Board. The latter is responsible for the delineation of the general policies on the EDaPECI, constituting itself in a superior and final instance on issues within the general administration of the journal and its relationship with the academic-scientific community. A flowchart of the activities of the scientific editing process is made explicit in the OJS platform, in the item "About/Over the Journal Electronic Publishing System". Email from EDaPECI: revistaedapeci@gmail.com
Support
Universidade Federal de Sergipe/Centro de Educação Superior a Distância (CESAD/UFS).
Histórico do periódico
O grupo de pesquisa EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS COMUNICACIONAIS E INTERCULTURAIS (EDaPECI), vinculado ao Departamento de Educação, da Universidade Federal de Sergipe, foi criado e certificado pela CNPq em março de 2008, e apresenta, atualmente, as seguintes linhas pesquisa:
1) Mídias e práticas educativas interculturais: aspectos históricos e sociológicos. Nesta linha, estão vinculados professores e estudantes preocupados com estudos e pesquisas referentes à leitura das mídias nas práticas pedagógicas de cursos presenciais e a distância, levando-se em conta, em particular, análise comparativas de natureza intercultural, em seus aspectos históricos e sociológicos.
2) Práticas educativas comunicacionais em Educação a distância: estudos interculturais. Os pesquisadores preocupam-se com as formas comunicacionais, em estudos, sistemas e práticas de ensino na modalidade a distância e o impacto destas na constituição de uma nova cultura escolar. A mediatização das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs em práticas pedagógicas, e a análise aproximativa de diferentes possibilidades de comunicação representam o foco central desta linha de pesquisa.
3) Formação de professores para o ensino das Ciências e da Matemática na modalidade educativa a Distância. Esta linha de pesquisa desenvolve estudos e investigações sobre concepções, práticas, métodos e ferramentas pedagógicas na modalidade de ensino a distância sem perder de vistas aspectos comparativos e interculturais.
O EDaPECI agrega profissionais, técnicos e estudantes de diferentes áreas do saber, preocupados com as modalidades de ensino presencial e a distância, da Universidade Federal de Sergipe, de campus avançados da UFS, bem como de outras instituições conveniadas. O grupo ambiciona, também, ser espaço aberto para debates interinstitucionais a respeito de possíveis relações entre Educação, Comunicação, Interculturalidade. A sua preocupação central é a de construir uma cultura educativa, em que a diversidade, a inclusão, o respeito às diferenças de grupos étnicos, sociais, culturais se façam presentes. Sobretudo, o grupo EDaPECI visa fortalecer a modalidade de ensino a distância, especialmente em suas formas comunicacionais na realização de práticas pedagógicas interculturais.
History of the journal
The research group EDUCATION THE DISTANCE AND COMMUNICATIONAL AND INTERCULTURAL EDUCATIONAL PRACTICES (EDaPECI), linked to the Department of Education, Federal University of Sergipe, was created and certified by CNPq in March 2008, and currently presents the following research lines:
1) Intercultural media and educational practices: historical and sociological aspects. In this line, teachers and students concerned with studies and research related to the reading of the media in the pedagogical practices of face-to-face and distance learning courses are linked, taking into account, in particular, comparative analysis of an intercultural nature, in its historical and sociological aspects.
2) Communicational educational practices in distance education: intercultural studies. Researchers are concerned with the forms of communication in distance education studies, systems and practices and their impact on the creation of a new school culture. The mediatization of Information and Communication Technologies - ICTs in pedagogical practices, and the approximate analysis of different communication possibilities represent the central focus of this line of research.
3) Training of teachers for the teaching of Science and Mathematics in the distance education modality. This line of research develops studies and research on conceptions, practices, methods and pedagogical tools in distance education without losing sight of comparative and intercultural aspects.
The EDaPECI brings together professionals, technicians and students from different areas of knowledge, concerned with the modalities of face-to-face and distance education, from the Federal University of Sergipe, from advanced campuses of the UFS, as well as from other affiliated institutions. The group also aims to be an open space for inter-institutional debates regarding possible relationships between Education, Communication, and Interculturalism. Its central preoccupation is that of building an educational culture in which diversity, inclusion, respect for the differences of ethnic, social, and cultural groups are present. Above all, the EDaPECI group aims to strengthen the modality of distance education, especially in its communication forms in the realization of intercultural pedagogical practices.