Avaliação da qualidade de serviços de equipe interdisciplinar nos processos educativos em diabetes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.310030.19-31

Resumo

O Diabetes é um relevante e crescente problema de saúde pública, devido elevada incidência, prevalência, morbimortalidade e custos econômicos. Devido necessidade de tratamento mais eficaz, busca-se processos educativos em Diabetes para melhorias na qualidade do atendimento prestado aos usuários. Dessa forma, percebeu-se necessidade de avaliar a satisfação dos usuários em relação ao serviço prestado por uma equipe multiprofissional, com abordagem interdisciplinar, em uma associação de diabéticos no Sudeste Goiano. Trata-se de pesquisa com abordagem quantitativa e transversal. Participaram 333 diabéticos e utilizou-se a escala SERVPERF para avaliação da qualidade do atendimento. Percebeu-se alto percentual de satisfação em relação aos serviços ofertados.  Porém, observou-se que os pontos fracos foram a estrutura física e o atendimento dos funcionários aos usuários sobre o conhecimento de suas necessidades específicas, que necessitam de atenção por parte da instituição. Todavia, o cumprimento das obrigações dos serviços prestados pela equipe multiprofissional e a confiança dos funcionários em relação ao atendimento foram pontuadas como pontos fortes responsáveis pela satisfação elevada em relação à prestação de serviços. Portanto torna-se relevante que as organizações percebam a importância da avaliação da qualidade de seus serviços para identificação de suas necessidades e assim busquem soluções que promovam melhorias na qualidade do atendimento.

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Biografia do Autor

Geraldo Sadoyama, Universidade Federal de Goiás, Depto Ciências Biológicas - CAC _ UFG.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), mestrado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal deUberlândia (1998) e doutorado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia (2004). Atualmente é professor associado 2 daUniversidade Federal de Goiás. É Sub-coordenador e Professor Permanente do Curso de Mestrado Profissional em Gestão Organizacional da UFG/Regional Catalão.Chefe da Unidade Acadêmica Especial de Biotecnologia(IBiotec). Foi Coordenador do Curso de Biotecnologia/IPTSP/UFG/Goiânia. Atua na graduação, nos cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) e Enfermagem. Desenvolve trabalhosinterdisciplinares na área de educação e saúde (qualidade de serviços, cultura organizacional, cultura de segurança, infecção e epidemiologia hospitalar). 

Amanda Oliveira Soares Monteiro Silveira, ADISGO/Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros (1999). Especialista em Clínica Médica (2002) e Endocrinologia (2005) com atuação na área de Endocrinologia Pediátrica (2007). Trabalha como endocrinologista na Associação dos Diabéticos do Sudeste Goiano (ADISGO) desde 2010 e participa da Cooperativa Médica de Catalão (UNIMED) desde 2005 em Catalão-GO. Exerce a função de Diretora Científica e coordenadora mensal das reuniões de Orientação e Educação em Diabetes na ADISGO. Mestre em Gestão Organizacional pela Universidade Federal de Goiás (2017). É professora do curso de medicina da Universidade Federal de Goiás-Regional Catalão.

Ednólia Gomes Varjão Fernandes, Hospital São Nicolau, Universidade Federal de Goiás

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Paraná (1996). Atualmente é Enfermeira Gerente de Enfermagem no Hospital São Nicolau e Enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente. É mestranda em Gestão Organizacional em Gestão Organizacional pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão (2017). 

Adriana Santos Prado Sadoyama, Universidade Federal de Goias

Possui graduação em Letras Português Inglês e Suas Literaturas pela Universidade de Marília (1997), Graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba. Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Professora Efetiva da Universidade Federal de Goiás-Campus de Catalão alocada no Departamento de Educação atuando nas áreas de Metodologia da Língua Portuguesa, Cultura ,currículo e avaliação, Estágio Supervisionado dos Anos Iniciais. Estudos na área de formação de professores, políticas Educacionais. Projetos de pesquisa voltados para a área de leitura, formação leitora e compreensão leitora; bem como para estudos psicossociais dos problemas de aprendizagem. Coordenadora do Projeto de extensão em letramentos múltiplos na formação de professores dos anos iniciais em parceria com o município de Catalão. Professora do Programa de Mestrado em Gestão Organizacional na linha de indivíduos com a linha de pesquisa gestão da qualidade em Educação. Professora formadora da Especialização à distância em Direitos da Criança e do Adolescente; do curso de extensão do Estatuto da Criança e do Adolescente; Ensino Interdisciplinar sobre a Infância e Direitos Humanos.Vice- Líder do grupo de pesquisa Qualidade educacional. Coordenadora do Grupo de estudos Qualidade na Educação Brasileira: Metas e perspectivas. Atua como professora a 23 anos desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino Superior. 

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Publicado

2018-12-09