Especialização em educação física escolar na modalidade a distância da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão: possibilidades de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.310063.32-44

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar o curso de Especialização em Educação Física Escolar na modalidade a distância da Regional Catalão da Universidade Federal de Goiás a partir da perspectiva dos estudantes. Para tanto, foi aplicado um questionário a 41 estudantes avaliando as seguintes categorias, mediante a análise quanti-qualitativa: qualidade dos materiais didáticos, ferramentas disponibilizadas pela Plataforma Moodle, aprendizado por meio da Plataforma Moodle e dos encontros presenciais, carga horária das disciplinas, participação dos estudantes nas atividades do curso, contribuições dos estudantes para a formação, participação e domínio dos conteúdos pelos Tutores, expectativa e autoavaliação do estudante sobre os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso, principais pontos positivos e principais pontos a serem melhorados. Embora alguns estudantes apresentem algumas problemáticas em relação ao curso, como a quantidade dos encontros presenciais, a qualidade dos materiais digitalizados, a dinâmica dos Chats, a maioria deles acredita que o curso proporciona conhecimentos suficientes para formar e capacitar bons profissionais para atuarem no campo escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane da Silva Santos, Regional Catalão da Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Educação Física, Mestrado Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Docente do curso de Educação Física da Unidade Acadêmica Especial de Biotecnologia da Regional Catalão da Universidade Federal de Goiás atuando principalmente com os seguintes temas: pessoas com deficiência e Políticas Públicas de inclusão escolar. Participa do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas e Inclusão. Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da Regional Catalão e Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Física Escolar ( EaD).

Maristela Vicente de Paula, Regional Catalão da Universidade Federal de Goiás

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão, mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Docente do curso de Educação Física da Unidade Acadêmica Especial de Biotecnologia da Regional Catalão da Universidade Federal de Goiás. Atua principalmente com metodologia de ensino da Educação Física, infância e direitos humanos da criança e adolescente.

Neila Maria Mendes Borges, Regional Catalão da Universidade Federal de Goiás

Graduada em Biologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1988). Mestre em Educação Física pela Universidade de Campinas, na área de Atividade Física e Saúde (2002). É professora efetiva do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão com experiência nas áreas de fisiologia humana, educação nutricional, atividade física e saúde, direitos da criança e adolescente. Atuou como professora autora e formadora nos cursos de Especialização em Direitos da Criança e Adolescente, Especialização em Biologia e Especialização em Educação Física Escolar, todos na modalidade EaD na Universidade Federal de Goiás. Tem experiência de tutoria no Ensino a distância, em níveis de extensão e especialização. Coordenou o Curso de Especialização em Direitos da Criança e Adolescente, na modalidade EaD e atualmente é coordenadora de tutoria do Curso de Especialização em Educação Física Escolar.

Referências

ALVES, V. L. S.; BOHOMOL, E.; CUNHA, I. C. K. O. Educação de pós-graduação em enfermagem à distância: avaliação sob a perspectiva dos discentes. Acta Paul Enferm. n. 28, v. 2, p. 139-145. 2015. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ape/v28n2/1982-0194-ape-28-02-0139.pdf>. Acesso em: 25 set. 2018.

BELLONI, M. L. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, ano XXIII, n. 78, p. 117-142, Abr./2002. Disponível em: <http://www.ead.unb.br/arquivos/artigos/belloni_ensaio_ead_brasil.pdf>. Acesso em: 08 de dez. de 2014.

BRASIL. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB. Presidência da República. Brasília, 2006. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5800.htm> Acesso em: 28 de abril de 2016.

______. Ministério da Educação. Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Brasília, 2004.

Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059.pdf>. Acesso em: 05 de dez. de 2014.

______. Decreto nº 2.494, de 10 de fevereiro de 1998. Brasília, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/D2494.pdf>. Acesso em: 03 de dez. de 2014.

CASTRO, I. J. de; SANCHES, A. B. Projeto de Licenciatura em Educação Física. Universidade de Brasília/Faculdade de Educação Física Programa Universidade Aberta do Brasil. Brasília, 2009.

CATALÃO. Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão. Projeto Politico do Curso de Especialização em Educação Física na modalidade de ensino a distância. Catalão, 2013.

GALVIS, A. H. Ingeniería de software educativo. Santa Fé, Bogotá: Ediciones Uniandes, 1992.

GIUSTA, A. da S. Educação a distância: uma articulação entre teoria e prática. Belo Horizonte: PUC Minas, 2003.

GOIÂNIA. Universidade Federal de Goiás. Edital nº 16/2014 – CIAR/UFG. Goiânia, 2014. Disponível em: <http://eadmin.ciar.ufg.br:8080/bridge_files/documentos/2_TUTOR_EDUCACAO_FISICA_ESCOLAR_23abr2014.pdf>. Acesso em: 06 de dez. 2014.

______. Edital nº 09/2014 – CIAR/UFG. Goiânia, 2014. Disponível em: <http://eadmin.ciar.ufg.br:8080/bridge_files/documentos/2_TUTOR_EDUCACAO_FISICA_ESCOLAR_23abr2014.pdf>. Acesso em: 06 de dez. 2014.

GONZALES, M. Fundamentos da tutoria em Educação a Distância. São Paulo: Avercamp, 2005.

GURGEL, C. R.; LEITE, R. H. Avaliar aprendizagem: uma questão de formação docente. Ensaio: avaliação politica pública Educacional, Revista Scielo, Rio de Janeiro, v.15, n.54, p. 145-168, out./dez. 2006: Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v15n54/a09v1554.pdf> Acesso em: 4 de fev. de 2016.

LAZZAROTTI FLHO, A. et al. Formação de professores na Modalidade à Distância: a Educação Física e a sua especificidade. 2009. Disponível em: <http://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/35874/Forma%C3%A7%C3%A3o%20de%20professores%20na%20modalidade%20%C3%A0%20dist%C3%A2ncia%20A%20educa%C3%A7%C3%A3o%20f%C3%ADsica%20e%20a%20sua%20especificidade.pdf?sequence=1>. Acesso em: 05 de dez. de 2014.

MAIA, C.; MATTAR, J. ABC da EaD. São Paulo: Pearson Prentice, 2007.

MAIA, M. de C.; MEIRELLES, F. de. S. MENDONÇA, A. L. Avaliação de um curso a distância e o ambiente de ensino e aprendizado. 2005. Disponível em:

http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/056tcf5.pdf

>. Acesso em: 25 set. 2018.

MATOS, M. M.; VIEIRA, M.; GUAREZI, R. C. Perfil do aluno virtual: uma análise a partir de um dos maiores cursos de larga escala da América Latina. 2010. Disponível em: <http://201.2.114.147/bds/bds.nsf/2500872b247e4e1b03256d03006017c9/5139e004bb3eb0cd8325772f00633cc9/$FILE/ICBL_Perfil%20do%20aluno%20virtual_final_REVISADO.pdf >. Acesso em: 12 de dez. de 2014.

MASSENSINI, A. R. Técnicas de estudos em educação a distância. Rede SESI de Educação. Goiânia, 2009.

MILL, D. Educação a distância: cenários, dilemas e perspectivas. R. Educ. Públ, Cuiabá, v. 25, n. 59/2, p. 432-454, maio/ago. 2016. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2018.

MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes. 1994. p. 7 – 67.

OLIVEIRA FILHO, J. A. de.; SILVA, A. C. da. Avaliação da percepção dos alunos do curso de Especialização em Gestão Pública do Instituto Federal de Ensino da Paraíba. 2016. Disponível em: < http://www.sied-enped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1841/695>. Acesso em: 25 set. 2018.

QUARANTA, A. M.; PIRES, G. de L. Formação de professores de Educação Física na EAD: inserção na cultura escolar através do estágio supervisionado. Revista brasileira de Ciência e Movimento, v. 21, n. 1, p. 51-65, 2013. Disponível em: <http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/3333/2485>. Acesso em: 29 de nov. de 2014.

SOARES, R.C.R.G. Educação a distância: uma perspectiva para a educação do século XXI. Revista Jurídica Unicuritiba, v. 3, n. 36. 2014. Disponível em: http://revista.unicuritiba.edu.br/index.php/RevJur/article/view/994/685

Acesso em: 29 de set.2018.

SOUZA. O. S.; GEMENTE, F. R. F. Curso de licenciatura em educação física na modalidade a distância da Universidade Federal de Goiás: limites e possibilidades. 2013. Monografia (Graduação) Licenciatura em Educação Física a Distância FEF/UFG, Goiânia, 2013.

Downloads

Publicado

2018-12-09