A influência da comunicação na cultura organizacional: revisão sistemática da literatura

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DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.310082.6-18

Resumo

Resumo: Revisão Sistemática da Literatura que propõe investigar a influência da comunicação na cultura organizacional de empresas brasileiras. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em três bases de dados (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no Portal de Periódicos CAPES/MEC) de reconhecida reputação acadêmica. As palavras-chave controladas utilizadas foram Cultura Organizacional, Comunicação e Organização, todas encontradas no vocabulário Thesaurus Brasileiro de Educação. Em uma análise minuciosa, com base nos títulos e resumos dos artigos, direcionada para a área de administração tanto pública quanto privada e com ênfase na cultura e comunicação, permaneceram 11 artigos que constituíram a amostra final deste estudo. Os artigos analisados descrevem a importância do processo de comunicação interna, e como eles influenciam e são influenciados pela cultura, crença e valores das organizações.

Palavras-Chave: Cultura organizacional. Comunicação. Organização.

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Biografia do Autor

Carlos José Santos, Universidade Federal de Goiás

Contador, Mestrando em Gestão Organizacional, pela Universidade Federal de Goiás/UFG/Regional Catalão, Brasil.

Fausto Teodoro Neves, Universidade Federal de Goiás

Advogado, Mestrando em Gestão Organizacional, pela Universidade Federal de Goiás/UFG/Regional Catalão, Brasil.

Rogério Teixeira Balieiro, Universidade Federal de Goiás

Administrador, Mestrando em Gestão Organizacional, pela Universidade Federal de Goiás/UFG/Regional Catalão, Brasil.

Tainara Catozzi Denardi, Universidade Federal de Goiás

Enfermeira, Mestranda em Gestão Organizacional, pela Universidade Federal de Goiás/UFG/Regional Catalão, Brasil.

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

2018-12-09