A influência da comunicação na cultura organizacional: revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.310082.6-18Resumo
Resumo: Revisão Sistemática da Literatura que propõe investigar a influência da comunicação na cultura organizacional de empresas brasileiras. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em três bases de dados (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no Portal de Periódicos CAPES/MEC) de reconhecida reputação acadêmica. As palavras-chave controladas utilizadas foram Cultura Organizacional, Comunicação e Organização, todas encontradas no vocabulário Thesaurus Brasileiro de Educação. Em uma análise minuciosa, com base nos títulos e resumos dos artigos, direcionada para a área de administração tanto pública quanto privada e com ênfase na cultura e comunicação, permaneceram 11 artigos que constituíram a amostra final deste estudo. Os artigos analisados descrevem a importância do processo de comunicação interna, e como eles influenciam e são influenciados pela cultura, crença e valores das organizações.
Palavras-Chave: Cultura organizacional. Comunicação. Organização.
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