Impacto de programa educacional em práticas interdisciplinares na higienização das mãos (HM) por profissionais de UTI

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DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.310107.61-70

Resumo

A higienização das mãos (HM) tem sido preconizada como estratégia mais eficaz para redução de IRAS (infecção relacionada à assistência à saúde) em Programas de Controle de Infecção. O objetivo deste trabalho foi avaliar a adesão à higienização das mãos por profissionais de saúde após a implantação de um programa educacional interdiscplinar. Realizou-se estudo observacional de equipe multiprofissional quanto a técnica de HM. A avaliação acorreu pré e pós-implantação de programa educacional. O programa foi realizado, em quatro períodos, sendo dois dias, a duração foi em média de 40 minutos, inlcuiu teorização sobre epidemiologia das infecções hospitalares, suas conseqüências, medidas preventivas e abordagem dos cinco momentos principais de higienização das mãos. A taxa de adesão a higienização das mãos foi maior no período pós-intervenção educacional (87,9%; p=0,02). Diferenças significantes quanto á técnica de higienização das mãos para o período pós-intervenção educacional foram: fricção com água e sabonete, realiza todos os passos de higienização, molha as mãos para ensaboar, enxágue das mãos para cotovelos, utilizou papel toalha. O aumento da qualidade no controle de IRAS exige investimento na educação permanente para os profissionais de saúde e mudanças dos aspectos relacionados às crenças e à cultura destes profissionais.

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Biografia do Autor

Michelly de Melo Alves, Hospital São Nicolau/Universidade Federal de Goiás, Mestrado em Gestão Organizacional - Regional Catalão/UFG.

Graduada no curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão (UFG/CAC). Foi enfermeira supervisora e presidente do núcleo de Segurança do Paciente no Hospital São Nicolau do município de Catalão-GO (2015). Especialista em Urgência e Emergência. Mestra em Gestão Organizacional pela Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão. Atuou como professora substituta durante dois anos no Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. Atualmente é Docente na Faculdade de Ensino Superior de Catalão (CESUC) do município de Catalão-GO (ministra a disciplina de neuroanatomia; metodologia científica; psicofarmacologia e também já ministrou neurofisiologia); supervisora de enfermagem, coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Saúde (NEPS) e presidente da CIPA do Hospital São Nicolau do município de Catalão-GO. E-mail: michellymeloa@hotmail.com

Alessandra Santos Silveira, Universidade Federal de Goiás, Instituto de Biotecnologia/IBiotec - Depto de Enfermagem - Regional Catalão/UFG.

Bacharelanda em Enfermagem – Depto. de enfermagem – Instituto de Biotecnologia  da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão. Desenvolve trabalhos interdisciplinares na área de educação e saúde (cultura de segurança, infecção e epidemiologia hospitalar). E-mail: alessandra.silveira@hotmail.com.

Janaína Souza Silva, Universidade Federal de Goiás, Instituto de Biotecnologia/IBiotec - Depto Ciências Biológicas - Regional Catalão/UFG.

Bacharelanda em Enfermagem – Depto. de enfermagem – Instituto de Biotecnologia  da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão. Desenvolve trabalhos interdisciplinares na área de educação e saúde (cultura de segurança, infecção e epidemiologia hospitalar). E-mail: janainahemyllyn@gmail.com.

Geraldo Sadoyama, Universidade Federal de Goiás, Instituto de Biotecnologia/IBiotec - Depto Ciências Biológicas - Regional Catalão/UFG.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), mestrado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal deUberlândia (1998) e doutorado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia (2004). Foi Coordenador do Curso de Biotecnologia/IPTSP/UFG/Goiânia. Atua na graduação, nos cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) e Enfermagem. Desenvolve trabalhosinterdisciplinares na área de educação e saúde (qualidade de serviços, cultura organizacional, cultura de segurança, infecção e epidemiologia hospitalar). Atualmente é professor associado 2 da Universidade Federal de Goiás. É Sub-coordenador e Professor Permanente do Curso de Mestrado Profissional em Gestão Organizacional da UFG/Regional Catalão. Chefe da Unidade Acadêmica Especial de Biotecnologia(IBiotec). E-mail: gsadoyama@gmail.com

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Publicado

2018-12-09