Realidade aumentada como experimento pedagógico na educação patrimonial
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2013.13.31847.485-496Resumo
Esse artigo enfoca a aplicação da tecnologia de Realidade Aumentada (RA) contextualizada no âmbito da preservação e restauro do patrimônio arquitetônico da cidade de Laranjeiras, território da Grande Aracaju em Sergipe, Brasil. Apresentamos nossas considerações sobre a aplicação da RA em consonância com as diretrizes de preservação e restauro do patrimônio arquitetônico impostas pela Unesco. Partimos de um projeto em andamento no Núcleo de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe que tomou como objeto de estudo o conjunto de edifícios históricos conhecidos como “Quarteirão dos Trapiches”, adaptado para o funcionamento de um dos campi da Universidade Federal de Sergipe: o campus de Laranjeiras. Nesse contexto discorremos sobre a importância da visualização do patrimônio arquitetônico que a RA proporciona para o público em geral e para um público específico de profissionais que atuam na preservação e restauro desse patrimônio, composto por arquitetos, historiadores, arqueólogos, museólogos, entre outros.
Palavras-chave: Realidade Aumentada. Patrimônio Arquitetônico. Educação Patrimonial.
ABSTRACT
This article focuses on the application of Augmented Reality (AR) technology contextualized within the preservation and restoration of the architectural heritage of the city of Laranjeiras, in Sergipe, Brazil. We presented our considerations on the implementation of AR in accordance with the guidelines for the preservation and restoration of architectural heritage imposed by Unesco. We started from an ongoing project at the Center for Architecture and Urbanism of the Federal University of Sergipe and we took as an object of study the set of historic buildings known as "Quarter of piers", adapted to the operation of a campus of the Federal University of Sergipe: campus of Laranjeiras. In this context, we discoursed about the importance of viewing the architectural heritage that AR provides for the general public and to a specific audience of professionals engaged in the preservation and restoration of this heritage, composed of architects, historians, archaeologists, museum specialists, among others.
Keywords: Augmented Reality. Architectural Heritage. Heritage Education.