TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO MUNDO CONTEMPORÂNEO: REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA DA REPRODUÇÃO E A PEDAGOGIA DA AUTORIA
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2013.13.21235.234-261Resumo
Neste estudo, evidenciamos o vigente paradigma da Pedagogia da Reprodução, bem como sua necessária superação em favor de uma didática que promova a formação do sujeito autor; que valorize suas potencialidades criativas e sua curiosidade epistemológica. Num primeiro momento, evidenciamos como a Pedagogia da Reprodução está impregnada nas práticas pedagógicas e como seu exercício nega a curiosidade dos alunos. Posteriormente destacamos como o estímulo à curiosidade e à reflexão crítica nos espaços de aprendizagem alicerçados pelas TIC podem contribuir para a formação do sujeito autor no contexto da Sociedade da Informação. Como resultados dessa investigação, verificamos que a intensidade da reflexão nas práticas pedagógicas é que vai determinar se esta está centrada numa Pedagogia da Reprodução ou numa Pedagogia da Autoria. Trata-se de um contínuo reflexivo no qual os níveis mais baixos de reflexão apontam para práticas centradas na Pedagogia da Reprodução e os níveis mais altos apontam para uma Pedagogia da Autoria.
Palavras-chave: Pedagogia da Reprodução. Pedagogia da Autoria. Sociedade da Informação.