TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO MUNDO CONTEMPORÂNEO: REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA DA REPRODUÇÃO E A PEDAGOGIA DA AUTORIA

Autores

  • Ivanderson Pereira da Silva inserir dados
  • Luis Paulo Leopoldo Mercado Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2013.13.21235.234-261

Resumo

Neste estudo, evidenciamos o vigente paradigma da Pedagogia da Reprodução, bem como sua necessária superação em favor de uma didática que promova a formação do sujeito autor; que valorize suas potencialidades criativas e sua curiosidade epistemológica. Num primeiro momento, evidenciamos como a Pedagogia da Reprodução está impregnada nas práticas pedagógicas e como seu exercício nega a curiosidade dos alunos. Posteriormente destacamos como o estímulo à curiosidade e à reflexão crítica nos espaços de aprendizagem alicerçados pelas TIC podem contribuir para a formação do sujeito autor no contexto da Sociedade da Informação. Como resultados dessa investigação, verificamos que a intensidade da reflexão nas práticas pedagógicas é que vai determinar se esta está centrada numa Pedagogia da Reprodução ou numa Pedagogia da Autoria. Trata-se de um contínuo reflexivo no qual os níveis mais baixos de reflexão apontam para práticas centradas na Pedagogia da Reprodução e os níveis mais altos apontam para uma Pedagogia da Autoria.

Palavras-chave: Pedagogia da Reprodução. Pedagogia da Autoria. Sociedade da Informação.

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Biografia do Autor

Ivanderson Pereira da Silva, inserir dados

Licenciado em Física, Mestre em Educação e Doutorando em Educação pela UFAL. Atualmente é professor substituto do Centro de Educação da UFAL no setor de Didática e Professor da UAB/UFAL nos Cursos de Licenciatura em Física e Matemática na área de Didática e Prática de Ensino. Tem experiência nas áreas de Formação de Professores, Didática e Prática de Ensino, Estágio Supervisionado, Educação a Distância e Tecnologias Educacionais

Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação (PUC/SP, 1998), Mestre em Educação (UFSM, 1993), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (UFAL, 2010), Licenciado em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (UFSM, 1989). Bacharel em Direito (CESMAC, 2012). Realizou Aperfeiçoamento em Formação em Tutoria Online pela Organização dos Estados Americanos (OEA/INEAM) e em Melhoria da Qualidade da Educação pela UNESCO (UNESCO/OEA). É Professor Associado IV vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Lider do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online, certificado pelo CNPq. Coordenador Institucional de Educação a Distância da Universidade Federal de Alagoas. Coordenador da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Educação a Distância Online e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, formação continuada de professores, educação a distância, Tecnologias da Informação e Comunicação. Avaliador Institucional do INEP. Avaliador ad-hoc da SEED/MEC, Sesu/MEC (Reuni), CAPES, CNPq, FINEP, FAPEAL. Possui publicações nacionais e internacionais na área de Educação a Distância, Tutoria Online e TIC na Educação. Orientou 33 Dissertações de Mestrado defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade de Aveiro (Portugal). Em 2013 orienta 6 Teses de Doutorado na UFAL, co-orienta 2 Teses de Doutorado - Universidade de Aveiro, Portugal e Universidade Federal de Pernambuco e orienta 2 Dissertações de Mestrado em Educação na UFAL

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Publicado

2013-08-30

Edição

Seção

Educação online: concepções e práticas