Pequenos conteúdos por mensagens instantâneas como recurso de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2020.20.312624.87-100

Resumo

O uso maciço das tecnologias móveis tomou conta da sociedade contemporânea de maneira tal que a Aprendizagem Móvel – por ser mais rápida, objetiva e interativa – vem ganhando espaço dentro e fora das salas de aula. Para esse estudo, utilizamos o aplicativo WhatsApp como ferramenta para compartilhar pequenos conteúdos de forma sistemática aos integrantes de uma turma da disciplina de Produção Gráfica em um curso superior de Design Gráfico. Experimentamos, em pequena escala, avaliar a eficácia desse recurso como técnica de reforço ao conteúdo dado em aula presencial em comparação com outra turma de igual disciplina que não teve acesso ao material disponibilizado por mensagens instantâneas. Avaliadas as turmas, ao final do semestre letivo, constatamos que as notas dos alunos integrantes ao grupo experimental foram substancialmente superiores às dos alunos do grupo de controle, apresentando assim, fortes indícios do poder dessa ferramenta como suporte em processos de ensino e aprendizado. Em vista disso, sugerimos o desenvolvimento de mais trabalhos na mesma linha e com uma amostra numericamente significativa de participantes para que se possa confirmar a validade estatística dos resultados alcançados neste estudo.

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Biografia do Autor

Geraldo Luiz Jantzen Simões Lopes, Universidade Estácio de Sá

Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação, Docente na Universidade Estácio de Sá.

Bianca Maria Rego Martins, Pesquisadora e Professora Colaboradora do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - UNICARIOCA

Professora Adjunta da ESDI/UERJ.

Doutora em Design pela PUC-Rio (2016), possui Mestrado em Design pela mesma instituição (2007), Especialização em Ensino-aprendizagem das Artes Visuais pela Universidade de Sevilla - Espanha (2004), é Graduada (Bacharel) em Design (1999). 

Ana Paula Legey de Siqueira, Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação - UNICARIOCA

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 pelo CNPq (Divulgação Científica de 2015-2018). Pós Doutora em Divulgação Científica (IEN/CNEN), Doutora em Ciências pelo IOC/FIOCRUZ do Programa de Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (especialidade ensino não formal/divulgação científica) (ago/2009), mestre em Biologia Parasitária pelo IOC/FIOCRUZ (Jul/1997) e graduada em Ciências Biológicas pela USU (Jan/1993).

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Publicado

2020-11-19