COMUNICAÇÃO EM AMBIENTES ONLINE DE APRENDIZAGEM: A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

  • Cristina Maria Vieira Universidade Aberta
  • José António Marques Moreira Universidade Aberta, Portugal
  • Paulo Manuel Costa Universidade Aberta

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2013.13.21290.216-233

Resumo

Os ambientes online e as comunidades de aprendizagem, parecem estar a modificar as estruturas institucionalizadas de criação e disseminação de conhecimento, surgindo como um complemento às formas pré-existentes de aprendizagem organizacional. Nestes ambientes e comunidades, a base do processo de construção do conhecimento assenta na interação social. Tomando como referência a nossa experiência de docência, numa instituição portuguesa de ensino superior público a distância, a Universidade Aberta, desenvolvemos um estudo exploratório, através de uma metodologia essencialmente qualitativa, com estudantes de três cursos de estudos pós-graduados com o objetivo de perceber se a organização do design do ambiente de aprendizagem e o modelo pedagógico utilizado produziram experiências educacionais relevantes, sobretudo em aspetos relacionados com as dinâmicas comunicacionais que foram emergindo no seu seio. Concluímos que as dimensões inerentes ao modelo adotado, designadamente as dimensões social e de ensino interagiram entre si e influenciaram-se mutuamente promovendo experiências educacionais relevantes.

Palavras-chave: Educação a distância. Comunidade de aprendizagem. Comunicação online.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Maria Vieira, Universidade Aberta

Doutoramento em Sociologia.

Professora Auxiliar no Departamento de Ciências Sociais e Gestão.

 

José António Marques Moreira, Universidade Aberta, Portugal

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra.

Professor Auxiliar no Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED) da Universidade Aberta.

Investigador no Laboratório de Educação a Distância e e-Learning (Le@d) da Universidade Aberta e no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra

Paulo Manuel Costa, Universidade Aberta

Doutor em Ciência Política.

Professor Auxiliar no Departamento de Ciências Sociais e de Gestão

Downloads

Publicado

2013-08-30

Edição

Seção

Educação online: concepções e práticas