O BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2013.13.21348.298-309Resumo
Este trabalho discorre sobre um ambiente midiático inserido na internet, o Weblog - seu conceito, origem e sua utilização como recurso didático no ensino de Matemática. O objetivo deste artigo é mostrar a utilização do blog como recurso didático na disciplina Informática Educativa no curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca, cujo desafio foi provocar a mudança de postura didática dos estudantes de graduação frente às ferramentas tecnológicas de apoio e ao sincronismo com o mundo atual daqueles futuros professores de Matemática que estavam a um passo do mercado de trabalho. Com o uso dessas ferramentas disponíveis na internet, o professor tende a elaborar um processo de ensino aprendizagem mais aberto, flexível, inovador e contínuo, fazendo com que as paredes das salas de aula se abram, as pessoas se intercomuniquem, troquem informações, experiências e pesquisas. Na atividade proposta para a criação dos blogs, o aluno deixou de ser o receptor de informações para ser o responsável pela construção do seu conhecimento, usando o computador e internet para buscar, selecionar, inter-relacionar informações significativas na exploração, reflexão e representação de suas próprias ideias, segundo o seu estilo e forma de pensar.
Palavras-Chave: Blog. Educação Matemática. Formação de professor.