Arte, corpo e interdisciplinaridade: por uma educação do sensível

Autores

  • Adriana dos Santos Prado Sadoyama Professora Efetiva da Universidade Federal de Goiás-Campus de Catalão

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2020.20.314536.18-25

Resumo

O trabalho trata sobre de uma proposta discursiva acerca da inter-relação dos saberes da Arte, da Educação, do Corpo e da Interdisciplinaridade como campo de desenvolvimento de práticas educativas inovadoras para o ensino da arte nas escolas. Todo o escopo do texto é de trazer para a pauta de discussão as concepções, possibilidades e desafios em uma realidade onde a arte está categoriza em prioridade mínima na aprendizagem e formação do pensamento crítico dos estudantes. Assim, discute-se o papel do professor, da escola e da arte no processo de desenvolvimento de uma educação do sensível. Muitos são os desafios de se pensar nas mudanças curriculares, na formação de professores e de políticas educacionais que defendam o ensino da arte como promotora do pensamento crítico. Entende-se que o presente trabalho não esgota esta discussão. Porém, indica a emergência de mudanças de paradigmas, da quebra das crenças sobre o corpo e a arte ou o corpo na arte como elemento fundamental para uma educação do sensível.

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Biografia do Autor

Adriana dos Santos Prado Sadoyama, Professora Efetiva da Universidade Federal de Goiás-Campus de Catalão

Possui graduação em Letras Português Inglês e Suas Literaturas pela Universidade de Marília (1997), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Professora Efetiva da Universidade Federal de Goiás-Campus de Catalão alocada no Departamento de Educação atuando nas áreas de Metodologia da Língua Portuguesa, Cultura, currículo e avaliação, Estágio Supervisionado dos Anos Iniciais. Estudos na área de formação de professores, políticas Educacionais. Projetos de pesquisa voltados para a área de leitura, formação leitora e compreensão leitora; bem como para estudos psicossociais dos problemas de aprendizagem. Coordenadora do Projeto de extensão em letramentos múltiplos na formação de professores dos anos iniciais em parceria com o município de Catalão. Professora do Programa de Mestrado em Gestão Organizacional na linha de indivíduos com a linha de pesquisa gestão da qualidade em Educação. Professora formadora da Especialização à distância em Direitos da Criança e do Adolescente; do curso de extensão do Estatuto da Criança e do Adolescente; Ensino Interdisciplinar sobre a Infância e Direitos Humanos. Vice- Líder do grupo de pesquisa Qualidade educacional. Coordenadora do Grupo de estudos Qualidade na Educação Brasileira: Metas e perspectivas.

drisadoyama@gmail.com

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Publicado

2020-11-19