Os reflexos do ensino remoto na docência em tempos de pandemia da Covid-19

Autores

  • Douglas Pereira Castro Universidade Federal de Uberlândia
  • Nayane Danielle de Sousa Rodrigues Faculdade Cidade de Coromandel - FCC - Coromandel, Minas Gerais, Brasil - Discente do curso de Educação Física https://orcid.org/0000-0003-2311-9357
  • Sandro Rogério Vargas Ustra Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Uberlândia - MG - Brasil - Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação https://orcid.org/0000-0003-3686-8664

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2020.20.314543.72-86

Resumo

A pandemia da Covid-19 impactou o campo educacional e os reflexos foram percebidos imediatamente devido à necessidade do isolamento social e a suspensão das aulas presenciais. A pesquisa justifica-se pela necessidade de compreender os reflexos das aulas remotas nas práticas pedagógicas de professores. Objetivou-se caracterizar os reflexos da educação remota nas práticas pedagógicas de professores duas instituições de ensino privadas. A pesquisa teve caráter qualitativo e exploratório, com amostra de 57 professores (35 mulheres e 22 homens) de duas instituições privadas de um município de Minas Gerais. Utilizou-se um questionário como instrumento de coleta de dados. Os resultados indicaram que o trabalho docente aumentou durante as aulas remotas e que houve apoio da instituição na transição. A maior parte dos professores não apresentou dificuldades em relação às ferramentas para aulas remotas, entretanto disseram precisar com maior recorrência de auxílio nas questões tecnológicas. Os professores consideraram a dimensão socioafetiva como a mais prejudicada pelo ensino remoto. Concluiu-se que o ensino remoto abalou as estruturas do ensino e promoveu uma inquietação significativa dos docentes em relação às metodologias e as novas tecnologias no ambiente de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Pereira Castro, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Promoção de Saúde, Professor na Faculdade Cidade de Coromandel (FCC).

Nayane Danielle de Sousa Rodrigues, Faculdade Cidade de Coromandel - FCC - Coromandel, Minas Gerais, Brasil - Discente do curso de Educação Física

Graduanda em Educação Física pela Faculdade Cidade de Coromandel (FCC)

Sandro Rogério Vargas Ustra, Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Uberlândia - MG - Brasil - Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutor em Educação, Professor do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia  (UFU).

Downloads

Publicado

2020-11-19