A formação do tutor online

Autores

Resumo

O artigo apresenta a necessidade de uma formação específica para o profissional docente que trabalha em cursos online como tutor online. A educação a distância encontra-se num momento significativo, entendido como a 5ª geração da EAD, unindo o computador e a internet com as outras práticas de EAD do passado e do presente. O tutor online, como pessoa responsável pelo acompanhamento dos alunos, sendo elo entre discentes e instituição, precisa de uma formação sólida e continuada para que possa atender as necessidades de um modelo educacional em expansão e com carência de referenciais teóricos para suprir a demanda. Partindo da necessidade de compreender os elementos, características e aspectos de relevância na formação específica do tutor online e quais os principais aspectos conceituais, teóricos e práticos que devem fazer parte da formação do tutor online para atuar na educação online, este artigo apresenta alguns indicadores para reflexão e discussão desta temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Educacional Jayme de Altavila (2005), especialização em Tecnologias em Educação  pelaPontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e especializaçãoem Docência do Ensino Superior na Universidade Castelo Branco, UCB-RJ. É mestre (2010) e doutor (2015) em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Foi professor - de escolas particulares, tutor do programa de formação continuada - Secretaria de Educação a Distância - MEC, professor tutor 1 da Universidade Tiradentes e professor do Governo do Estado de Alagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, educação online, webquest, tutor e avaliação. Atualmente é professor assistente 2 da Universidade Federal de Alagoas e doutorando em educação.

Downloads

Publicado

2021-04-26