Desenho didático online na pós-modernidade: percepções da formação continuada em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2021.21.315806.16-28

Resumo

Neste artigo discutimos criticamente a formação docente no contexto da pós-modernidade para as tecnologias digitais, considerando as demandas impostas pela pandemia Covid-19. O objetivo do estudo é analisar as percepções de docentes que participaram do curso "Desenho Didático Online", oferecido pela  Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, refletindo-se sobre a formação continuada dos professores para as tecnologias digitais com vistas o desenvolvimento das competências digitais docente diante das demandas impostas pelo ensino online em tempos de pandemia. Configura-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso contemplando-se a observação participante e a descrição do formulário de avaliação, preenchido por 97 participantes. O curso possibilitou uma atitude reflexiva entre os participantes (96,8%) ao articular a teoria e prática (90,8%). Entre as dificuldades apontadas verificamos o prazo exíguo para a realização das atividades (66,6%), administração do tempo (32%) e questões relacionadas com o ambiente virtual de aprendizagem e acesso à internet (20,8%). Concluímos que a práxis docente crítico e reflexiva nesta pós-modernidade exige a capacidade de reinventar-se continuamente, sendo o planejamento do desenho didático crucial nesse fazer pedagógico online, especialmente num contexto capitalista hegemônico marcado pela precarização do trabalho docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roney Gusmão do Carmo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Memória: Linguagem e Sociedade, Professor na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Eniel Espírito Santo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Educação, Professor na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Tatiana Polliana Pinto de Lima, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação, Professora na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Katia Silene Ferreira Lima Rocha, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Matemática, Professora na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Downloads

Publicado

2021-12-02