Modelo de avaliação de recursos de tecnologia da informação e comunicação para educação a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2021.21.315863.38-52

Resumo

A modalidade de Educação a Distância, nas Instituições de Ensino Superior, vem se consolidando no cenário brasileiro, pelo reconhecimento e os incentivos dos órgãos governamentais que ampliaram as oportunidades de expansão do ensino a distância em território nacional. A pandemia de COVID-19 veio reforçar a relevância da Educação a Distância, proporcionando alternativa para o embate do isolamento social. São vários os desafios enfrentados, e os recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação nas plataformas virtuais educacionais, nem sempre são empregados de forma eficiente. Neste contexto, este trabalho visa apresentar um modelo de avaliação de plataformas virtuais levando em conta aspectos essenciais de interatividade digital, qualidade de software e sustentabilidade. A elaboração deste trabalho contou com revisão sistemática, observação participante e aplicação de estudos de caso. A partir daí foi elaborado um modelo de avaliação contendo quinze indicadores, categorizados em três dimensões: Interatividade Digital, Qualidade de Software e Sustentabilidade. Este modelo pode servir como ferramenta de avaliação dos processos executados pelas IES e pelo Ministério da Educação do governo brasileiro, uma vez que foi inspirado em seus próprios instrumentos avaliativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Progetti, Universidade de São Paulo

Doutora em Ciências na área de Engenharia da Computação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos (CEETPS). MBA em Gestão Empresarial com ênfase em Gestão de Projetos (FGV). Pós-Graduada em Análise de Sistemas para Aplicações e Soluções Web (FASP). Licenciatura Plena (Mackenzie). Graduada em Tecnologia em Processamento Dados (Mackenzie). Carreira desenvolvida na área de Tecnologia da Informação, com experiência em posições estratégicas e de liderança. Amplo conhecimento e experiência nas melhores práticas de Gerenciamento de Projetos e Análise de Sistemas. Responsável por desenvolvimento, implantação e suporte de sistemas integrados, em ambientes centralizados e distribuídos, utilizando tecnologia de ponta. Administração de projetos corporativos, bancários, implantação de sistemas internos, sites e sistemas de gestão. Vivência em migração de sistemas, suporte à comunicação de dados, treinamento e suporte ao usuário. Professora do ensino superior nas disciplinas dos cursos de Tecnologia da Informação, Gestão Empresarial e Gestão de Projetos, em cursos presenciais e a distância, no Centro Universitário SENAC, e nas Faculdades do Centro Paula Souza (FATECs). Atuação como orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e Projetos Interdisciplinares (PI). Pesquisadora nas áreas de Engenharia de Software e Tecnologia da Informação e Comunicação com linha de pesquisa em Educação e Sustentabilidade.Avaliadora do MEC de cursos presenciais e a distância. Membro da Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED). Pos graduanda no programa de especialização de Desenvolvimento de Soluções Inovadoras para a Educação a Distância na UNIVESP.

Tereza Cristina de Melo de Brito Carvalho, Universidade de São Paulo

Graduada em 1980 em Engenharia Eletrônica, em 1988 como mestre e em 1996 como doutora na área de redes de computadores pela Escola Politécnica da USP (Poli). Concluiu o Sloan Fellows Program em 2002 pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology, Boston – EUA. Já trabalhou na Siemens, Nuremberg – Alemanha, e na France Telecom, Every – França. Recebeu diversos prêmios, como: Prêmio InfoExame Inovação em Iniciativa Verde (2010), Prêmio e Menção Honrosa do Prêmio Governador Mário Covas em Inovação (2009 e 2008) do Governo de Estado de São Paulo pelo projeto do CEDIR (Centro de Descarte e Reuso de Residuos Informática) e de Criação do Selo Verde da USP, Personalidade em Tecnologia pela InfoExame (2005 e 2007) e Executiva em TI pela ABACO (2006). Foi diretora do CCE (Centro de Computação Eletrônica) da USP de 2006-2010. Atualmente, é Assessora para Projetos Especiais da CTI (Coordenadoria de Tecnologia de Informação) da USP, coordenadora do CEDIR, coordenadora geral do LASSU (Laboratorio de Sustentabilidade em TIC) e membro do conselho diretor do LARC (Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores), ambos laboratórios de pesquisa do PCS (Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais) da Escola Politécnica da USP. É professora assistente do PCS/Poli. Atua em projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de Sistemas de Informação, redes de comunicação, gerenciamento, segurança, Governança e Sustentabilidade em TIC. Possui mais de 100 artigos científicos e tecnológicos publicados em revistas indexadas, conferencias internacionais e nacionais.

Downloads

Publicado

2021-12-02