O ensino a distância durante a COVID-19: experiência do Instituto Superior Politécnico de Benguela, Angola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2021.21.315866.53-67

Resumo

O artigo é resultado do trabalho desenvolvido pelo Departamento de Investigação Científica e Extensão Universitária do Instituto Superior Politécnico de Benguela (ISPB). Com a eclosão da COVID-19, foram adoptadas aulas à distância durante o estado de emergência. O objectivo do artigo é analisar o ensino à distância durante a Covid-19: Experiência do ISPB, Angola. Optou-se pela pesquisa survey com enfoque quantitativo, sendo a abordagem exploratório. O público-alvo foram 1.082 estudantes, que constitui 23,2% do total da população matriculada em 2020. A selecção foi de forma aleatória simples. A técnica de inquérito foi por questionário, sendo a colecta de dados através da plataforma Google Forms, o formulário foi remetido aos estudantes via e-mail e através dos grupos de WhatsApp. O estudo mostrou que 42% respondentes tiveram metade das aulas ministradas durante o período, 67% tiveram aulas via WhatsApp, 43% não assistiram às aulas por falta de recursos financeiros para a compra de serviços de dados. O acesso à internet foi um dos problemas referenciado, 35,7% avaliou como regular a prestação dos professores, o grau de satisfação dos estudantes não foi positivo.

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Biografia do Autor

Janísio Salomao, Instituto Superior Politécnico de Benguela

Mestre em Administração de Empresas e Professor do Instituto Superior Politécnico de Benguela.

Amaro Ricardo, Universidade Katyavala Bwila

Mestre em Gestão e Estratégia Industrial e Professor Auxiliar na Universidade Katyavala Bwila.

Patrícia Ortiz, Instituto Superior Politécnico de Benguela

Mestre em Ciências da Educação e Professora do Instituto Superior Politécnico de Benguela.

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Publicado

2021-12-02