HABITANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA DE INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Agnaldo de Oliveira Rede Municipal de Educação - Campo Grande / MS
  • Suely Scherer Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2013.13.21590.310-324

Resumo

Neste artigo analisa-se a proposta de uma ação de formação de professores de matemática a distância. Os estudos realizados durante essa ação de formação estão relacionados ao uso de computadores nos processos de ensino de funções polinomiais do primeiro e segundo grau, e de triângulos e quadriláteros. A ação de formação destinou-se a 49 (quarenta e nove) professores de matemática que atuam em laboratório de informática em diferentes municípios da rede pública estadual de Mato Grosso do Sul. Os dados foram obtidos a partir dos registros dos professores em ambientes virtuais de aprendizagem, e o referencial teórico adotado são os estudos sobre modelos de interação na EaD. A pesquisa evidenciou que o modelo de formação escolhido favoreceu as interações entre formador e professores em formação e possibilitou que o professor em formação aprendesse, quando esse assumiu uma atitude de habitante, interagindo com o formador e com os demais professores em formação. Concluiu-se que a modalidade de Educação a Distância é uma alternativa importante para a educação, mas precisa ser pensada em um modelo do “estar junto virtual”, pelo alto grau de interação propiciado por esse.

Palavras-chave: Educação a Distância. Tecnologias Digitais. Interação.

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Biografia do Autor

Agnaldo de Oliveira, Rede Municipal de Educação - Campo Grande / MS

Mestre em Educação Matemática (Tecnologia) pela UFMS, Professor Membro da Equipe de Formação de Professores da Rede Municipal de Ensino – Campo Grande (MS). agitha2@gmail.com

Suely Scherer, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação (Currículo) pela PUCSP. Professora adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. susche@gmail.com

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Publicado

2013-08-30

Edição

Seção

Educação online: concepções e práticas