EDUCAÇÃO ONLINE EM TEMPOS DE MOBILIDADE E APRENDIZAGEM UBÍQUA: DESAFIOS PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA CIBERCULTURA

Autores

  • Aline Andrade Weber UERJ/Proped
  • Edméa Oliveira dos Santos Proped/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2013.13.21597.168-183

Resumo

Com a intensificação dos usos do digital em rede e dos dispositivos móveis, pretendemos discutir neste artigo a reconfiguração dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), trazendo contornos outros para as práticas pedagógicas em educação online. Por meio da possibilidade de estarmos conectados a qualquer tempo e em qualquer lugar (ubiquidade), os AVA são reconfigurados como ambientes móveis, mais acessíveis. Compreendemos a mobilidade e o uso dos dispositivos móveis, via digital em rede, como formas de potencializar a educação, na medida em que não saímos dos espaços físicos para entrar em contato com os ambientes digitais, estamos imersos nos espaços intersticiais (SANTAELLA, 2010). Discutimos, a partir do referencial de Santos (2005, 2011, 2012), possibilidades de práticas pedagógicas para uma aprendizagem ubíqua (SANTAELLA, 2013; WEBER, 2012) criando condições para uma aprendizagem mais flexível, assistemática e espontânea.

Palavras-chave: Práticas pedagógicas. Educação online móvel. Aprendizagem ubíqua.

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Biografia do Autor

Aline Andrade Weber, UERJ/Proped

Mestre em Educação pelo Proped/UERJ

Edméa Oliveira dos Santos, Proped/UERJ

Professora Adjunta do Departamento de Educação Proped/UERJ

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Publicado

2013-08-30

Edição

Seção

Educação online: concepções e práticas