Aprendizagens em um curso de especialização na modalidade a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2021.21.316071.6-15

Resumo

Este artigo trata sobre o papel do assistente de turma em situações de aprendizagem, vivenciadas na educação a distância, especificamente, no curso de Especialização em Coordenação Pedagógica realizado. O objetivo foi analisar o papel do assistente de turma, em contextos de mediação no ambiente virtual, conforme o que era estabelecido nas suas atribuições em prol da aprendizagem dos cursistas. A metodologia desta pesquisa possui abordagem qualitativa. As análises foram feitas com base nos registros do ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Pode-se evidenciar, por meio da pesquisa, que houve a contribuição do assistente de turma no processo de desconstrução de hierarquias entre os participantes do curso em que a colaboração e a cooperação proporcionaram o fortalecimento do processo de aprendizagem da comunidade em rede, criada no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Dessa forma, todos puderam aprender não apenas o conteúdo das salas ambientes, mas a cultura subjacente ao uso de ambientes virtuais para a aquisição do conhecimento.

Palavras-chave: Aprendizagem. Educação a distância. Mediação pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jany Baena, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Estudos de Linguagens no Programa de Pós--Graduação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Mestre em Ciências em Educação e em Estudos de Linguagens, Professora formadora na Divisão de Avaliação da Secretaria Municipal de Campo Grande (MS).

Downloads

Publicado

2021-12-02