DOCÊNCIA INTERATIVA ONLINE: CONTRIBUIÇÕES PARA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA VIA FÓRUM
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2013.13.21616.184-199Resumo
Esta produção analisa postagens/mensagens/enunciados de fóruns de discussão online presentes em dois módulos de um projeto de pesquisa específico, mapeando (e discutindo) mediações consideradas favoráveis à aprendizagem colaborativa. Como uma investigação de caráter exploratório e na modalidade estudo de caso, optamos por observação participante e análise de conteúdos como procedimentos metodológicos. A pesquisa mostra a relevância de ações mediadoras que provoquem questionamentos, reflexões e confronto de ideias/pensamentos, que fortaleça laços de comunidade, que incentive a pesquisa e o trabalho colaborativo e que arquitete situações de aprendizagem que privilegiem a interlocução e o intercâmbio de saberes e experiências entre os envolvidos. Concluímos com um rol de considerações que podem auxiliar na mediação pedagógica com esse protocolo digital.
Palavras-chave: Mediação pedagógica. Aprendizagem colaborativa. Fórum de discussão.