Características da educação a distância no ensino superior

Autores

  • Janderson Jason Barbosa Aguiar Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2014.14.21840.353-365

Resumo

Embora ainda haja evidências de preconceito contra a Educação a Distância (EAD) no meio universitário brasileiro, a EAD vem crescendo no Brasil em um cenário com uma legislação mais esclarecida. Nesse sentido, a investigação proposta neste artigo teórico visa expor aspectos relacionados ao tema Educação a Distância no Ensino Superior, com o objetivo de destacar as leis do Brasil que regulamentam a EAD, os aspectos organizacionais de um curso a distância, os desafios ainda presentes nessa abordagem e alguns estudos relacionados ocorridos no Brasil. Como metodologia, esses aspectos foram analisados a partir de alguns trabalhos referentes à EAD, além de análise de algumas leis brasileiras. A partir deste trabalho, os pesquisadores sobre EAD, e demais interessados em Ensino Superior e Educação em geral, podem refletir sobre características e desafios ainda presentes na EAD no Ensino Superior, além de despertar o interesse em ingressar, criar e/ou melhorar cursos a distância no Brasil.

Palavras-chave: Educação a Distância. Ensino Superior. Organização do Ambiente Educacional.

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Biografia do Autor

Janderson Jason Barbosa Aguiar, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Enquanto graduando, foi tutor do Curso à Distância de Programação, promovido pelo Departamento de Sistemas e Computação (DSC/UFCG), e participou do Programa de Educação Tutorial (PET), vinculado à Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC), realizando e participando de diversas atividades orientadas pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Atualmente é aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFCG. Possui interesse principalmente nas áreas de Inteligência Artificial e Modelagem do Conhecimento, com ênfase em Sistemas de Recomendação, além de Informática na Educação e Educação a Distância. Mais informações em: http://lattes.cnpq.br/1161431252605700. E-mail: janderson@copin.ufcg.edu.br.

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Publicado

2014-08-30

Edição

Seção

Culturas Digitais e Educação