Como enfrentar o racismo em escolas públicas: conquistas e desafios
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2014.14.21872.403-419Resumo
O presente artigo teve como objetivos refletir sobre as ações de combate ao racismo e preconceito em uma escola pública do Distrito Federal, identificar as ações afirmativas realizadas durante a Semana da Consciência Negra e, ainda, sugerir atividades que podem ser desenvolvidas ao longo do ano, transformando-se em elementos de combate à discriminação racial no ambiente escolar. Contempla, entre outras discussões, temas que abordam o enfrentamento ao racismo em escolas públicas, as atividades desenvolvidas durante a Semana da Consciência Negra numa escola pública e os os desafios para a realização de eventos e atividades que promovam a igualdade racial no âmbito escolar pesquisado. Os resultados revelaram a necessidade de envolver toda comunidade escolar em debates, oficinas e reuniões, além de ampliar e ser necessário ofertar um leque de sugestões a serem trabalhadas durante todo o ano letivo. O estudo revelou, ainda, as necessidades que os professores têm de fortalecimento das discussões, ecoando na formação inicial e continuada.
Palavras-chave: Enfrentamento ao racismo. Semana da Consciência Negra. Discriminação racial.