As contribuições das tecnologias digitais para o desenvolvimento educacional

uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.219754.14-29

Resumo

Realizou-se neste artigo uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que envolveu um levantamento bibliográfico inicial nas bases de dados do Portal de Periódicos da Capes. Teve como objetivo analisar as contribuições das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) para o desenvolvimento educacional. A partir do filtro "busca por área do conhecimento", foram selecionadas ciências humanas como a área de conhecimento e educação como a subárea, resultando na escolha de 11 bases. Foram escolhidas três palavras-chave - "education," "learning disabilities," e "digital technologies" - para a busca de artigos, considerando o idioma inglês predominante nas publicações científicas. A base ScienceDirect foi escolhida por sua extensa cobertura de artigos relevantes no período de 2010 a 2023. Os resultados foram analisados ​​por meio dos softwares Mendeley® e Citespace®. No total de artigos selecionados, foram 17 materiais relevantes para o estudo da temática. Evidenciou-se que as TDIC desempenham um papel significativo no desenvolvimento educacional e que é fundamental investir em políticas públicas que promovam a inclusão digital e a igualdade de acesso às TDIC, garantindo que todos os estudantes possam se beneficiar dessas tecnologias em seu processo educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luis Canuto Duarte Melo, Instituto Federal de Alagoas

Doutorando em Ensino no Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal de Alagoas (UFAL/ Rede Nordeste de Ensino - RENOEN), Professor no Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação, Professor nos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e em Ensino da Universidade Federal de Alagoas (UFAL/ Rede Nordeste de Ensino - RENOEN).

João Pinto Cabral Neto, Instituto Federal de Alagoas

Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Professor no Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

Patrícia Florêncio, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Mestre em Ensino na Saúde, Professora no Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

Downloads

Publicado

2024-08-01