Intervenções em estratégias de aprendizagem e aprendizagem autorregulada: uma revisão sistemática da literatura nacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.219944.114-126

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura nacional sobre intervenções em aprendizagem autorregulada que fizeram o uso das estratégias de aprendizagem em trabalhos defendidos entre 2017 e 2021. Foram analisados 19 trabalhos, sendo 13 dissertações e seis teses, realizadas em 14 instituições de ensino. A análise dos trabalhos evidenciou que, de maneira geral, as intervenções tiveram impactos positivos e foram realizadas com participantes de faixa etárias variadas, diferentes cursos de graduação e séries escolares, com objetivos e em contextos diversos, o que aponta para a abrangência da aprendizagem autorregulada e suas estratégias para os discentes e docentes.

Keywords: Learning Strategies. Interventions. Self-regulated learning.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elis Regina da Costa, Universidade Federal de Catalão

Doutora em Educação, Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Mestrado Profissional em Gestão Organizacional da Universidade Federal de Catalão (UFCAT).

Ana Beatriz da Silva Oliveira , Universidade Federal de Catalão

Bacharel e licenciada em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás - Regiomal Catalão. Bolsista de iniciação cientifica pela UFG.

Downloads

Publicado

2024-08-01