EAD, pedagogia e seus desafios: trajetórias e atualidades no curso de pedagogia da UFAL/UAB
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2013.13.31932.352-366Resumo
Este estudo explora a influência das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil (UAB) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) na formação de ensino superior a distância, bem como descreve sua trajetória e o impacto para o aluno na inserção das TIC. Analisamos o processo de adaptação do sujeito no uso das TIC no curso de Pedagogia da UAB/UFAL no período de setembro de 2007 a março de 2012. Para dar conta dos nossos propósitos, foram aplicados questionários fechados com os alunos do curso dos polos de Maceió, Maragogi, Olho d’Água das Flores e Santana do Ipanema, em Alagoas, do sistema UAB. Com os resultados constatou-se que as tecnologias básicas como os computadores e seus periféricos, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), denominado Moodle e internet, influenciaram no primeiro e segundo período do curso de Pedagogia, gerando angústias e desafios. Nos primeiros momentos diante das máquinas, nas TIC que dão apoio à Educação à distância (EAD), surgiram inseguranças, receios e falta de estímulo para dar continuidade ao curso. Mas, para aqueles que permaneceram, observamos avanços tanto no curso como no uso das ferramentas.
Palavras-chave: Ambiente virtual de aprendizagem. Dificuldades do aluno da EAD. Ensino-aprendizagem.
ABSTRACT
This study explores the influence of the Information and Communication Technology (ICT) at the Pedagogy Graduation Course of Universidade Aberta do Brasil (Brazil Open University) (UAB) from Federal University of Alagoas (UFAL) on distance higher education, as well, it describes its way and impact on the students at the ICT insertion. We analyzed the subject’s adaptation process to the usage of the ICT at the Pedagogy Course of the UAB/UFAL in the period from September 2007 to March 2012. To achieve our purposes, closed questionnaires were applied to the students from the Maceió, Maragogí, Olho D’água das Flores and Santana do Ipanema centers in Alagoas, from UAB system. With the results, it was noticed that the basic technologies like the computer and its hardware, the Virtual Learning Environment (VLE) named Moodle and internet influenced at the first and the second period of the pedagogy course, generating anxieties and challenges. At the first moments, in front of the machines, at the ICT which gives support to the Distance Education (EAD), insecurities, fears and lack of stimulus have appeared. But, to those who remained, we observed improvement on the course as well on the use of its tools.
Keywords: Virtual Learning Environment. Student’s difficulty on the EAD. Teaching-learning.