Educação ambiental para sustentabilidade: um estudo de caso para a produção de projetos sustentáveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.220074.55-68

Resumo

Desde o estabelecimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, e a crescente necessidade de preservação dos recursos, a questão da sustentabilidade ambiental ganhou destaque. Nas últimas décadas, a Educação Ambiental vem sido utilizada como instrumento para a garantia da gestão dos recursos sustentáveis. Mesmo com a utilização de metodologias de ensino que configuram o conhecimento teórico, ainda há lacunas na consagração prática da educação ambiental. O objetivo deste artigo é explanar o ensino da sustentabilidade ambiental da disciplina denominada Sustentabilidade Ambiental Aplicada, implementada no Campus Acadêmico da Universidade Federal de Pernambuco. Neste curso, os alunos matriculados desenvolvem projetos sustentáveis que melhoram a qualidade ambiental e promovam o ensino de práticas sustentáveis em parceria com escolas municipais. Os alunos são responsáveis pelo desenvolvimento de um projeto sustentável relacionado com a gestão de: água, energia, resíduos, fauna e flora e conhecimento. Para a execução desta pesquisa científica foram adquiridas informações, dos semestres letivos de 2019 a 2021, sobre projetos sustentáveis desenvolvidos. Os projetos colocados em prática apresentaram resultados animadores, demonstrando a melhoria das condições escolares e despertando uma consciência de sustentabilidade. Projetos de extensão como este possibilitam pensar globalmente e agir localmente e proporcionam um futuro ideal para as gerações futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássia Gisele Dias Porto, Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em Engenharia Civil, Membro do Grupo de Gestão Ambiental Avançada (GAMA-UFPE) .

Gilson Lima da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Engenharia Química, Professor Associado do Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco e do Programa de Pós-Graduação de Engenharia Civil e Ambiental do Campus Agreste(PPGECAM), Vice-Coordenador do Programa (ProfAgua) Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos da UFPE- Campus Recife, Vice- Diretor do Campus Agreste (CAA) da UFPE.

Maria Clara da Rocha dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda no Programa de Pós Graduação de Engenharia Civil e Ambiental (PPGECAM) daUniversidade Federal de Pernambuco (UFPE), Membro do Grupo de Gestão Ambiental Avançada (GAMA-UFPE).

Downloads

Publicado

2024-08-01