Educação ambiental para sustentabilidade: um estudo de caso para a produção de projetos sustentáveis
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.220074.55-68Resumo
Desde o estabelecimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, e a crescente necessidade de preservação dos recursos, a questão da sustentabilidade ambiental ganhou destaque. Nas últimas décadas, a Educação Ambiental vem sido utilizada como instrumento para a garantia da gestão dos recursos sustentáveis. Mesmo com a utilização de metodologias de ensino que configuram o conhecimento teórico, ainda há lacunas na consagração prática da educação ambiental. O objetivo deste artigo é explanar o ensino da sustentabilidade ambiental da disciplina denominada Sustentabilidade Ambiental Aplicada, implementada no Campus Acadêmico da Universidade Federal de Pernambuco. Neste curso, os alunos matriculados desenvolvem projetos sustentáveis que melhoram a qualidade ambiental e promovam o ensino de práticas sustentáveis em parceria com escolas municipais. Os alunos são responsáveis pelo desenvolvimento de um projeto sustentável relacionado com a gestão de: água, energia, resíduos, fauna e flora e conhecimento. Para a execução desta pesquisa científica foram adquiridas informações, dos semestres letivos de 2019 a 2021, sobre projetos sustentáveis desenvolvidos. Os projetos colocados em prática apresentaram resultados animadores, demonstrando a melhoria das condições escolares e despertando uma consciência de sustentabilidade. Projetos de extensão como este possibilitam pensar globalmente e agir localmente e proporcionam um futuro ideal para as gerações futuras.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.